Reformar e reorganizar as atividades do CEU das Artes no bairro Vista Alegre.

Programa de Governo: Diversidade Cultural

Unidade (s) Responsável (is): nome da (s) UGC, UGADS e UGE

O que foi feito:

Foram realizadas manutenções estruturais básicas e instalados novos refletores para iluminação externa e de quadra de esportes (2021). A Sala Multiuso e o Teatro foram revitalizados e houve a instalação de bebedouros e holofotes (2022). Também foram ampliadas as oficinas culturais.  
Em 2023, o CRAS Norte mudou de endereço, deixando de funcionar no espaço do CEU das Artes, abrindo com isso uma sala de aula multisseriada de 1° ao 5° anos com 13 estudantes matriculados. Além disso, foram realizadas manutenções dos telhados, de iluminação pública, da quadra de esportes, de sanitários, da cozinha, além de pintura no local. 
O CEU das Artes, agora denominado Pracinha da Cultura, consolidou-se junto à comunidade do Vista Alegre como um local de lazer, convivência e cultura. As sessões de cinema e teatro gratuitas, visando tanto público adulto quanto infantil, foram realizadas quinzenalmente, com média de público de 60 pessoas por sessão. 
Foram ofertadas à população 20 oficinas culturais, com 1.243 inscritos. A Biblioteca da Pracinha, um segmento da Biblioteca Nelson Foot, recebeu no período 1.020 consultas e pesquisas, e mais de 300 obras foram emprestadas. Durante 2023, a Pracinha da Cultura atendeu 7.733 pessoas da região.

Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.

Em 2021 foi iniciado o processo de reorganização do espaço, com a escuta da população usuária, servidores e Conselho Gestor. Foram realizadas manutenções estruturais básicas e instalação de novos refletores para iluminação externa e quadra de esportes. No ano de 2022, além das manutenções estruturais básicas, a Sala Multiuso e o Teatro do espaço receberam revitalizações, além de terem sido instalados novos bebedouros e holofotes. Foram realizadas melhorias na segurança do local e a área administrativa foi transferida para um Contêiner que foi totalmente reformado e adaptado para essa função. Um Processo de Revitalização do Espaço, mais completo e de acordo com as necessidades da população, foi aberto em setembro/2022, e ainda está em tramitação. Foi dado início às Sessões de Cinema gratuitas semanais, atendendo em média 40 pessoas por sessão. Os projetos de oficinas culturais foram ampliados, culminando com uma Mostra no final de ano com participação de 1.200 pessoas.

Em 2023 o CRAS Norte mudou de endereço, deixando de funcionar no espaço do CEU das Artes, com isso, foi aberta uma sala de aula multisseriada de 1° ao 5° anos com 13 estudantes matriculados. Além disso, foram realizadas manutenções dos telhados, de iluminação pública, da quadra de esportes, de sanitários, da cozinha, além de pintura no local. Foram revitalizadas as salas, que passaram a ser ocupadas pelas oficinas culturais e atividades de saúde e assistência. Foi publicado na Imprensa Oficial o Termo de Cooperação Técnica 12/2023, visando a Doação, por Empresas Especializadas, de Projeto de Reforma, sendo, por fim, celebrado o TERMO DE COOPERAÇÃO Nº 01/2023, com AFGM ASSOCIADOS LTDA, com o objetivo de auxiliar na Reforma da Pracinha da Cultura. O Projeto foi aprovado e seguiu para realização de projetos complementares. Em 2023, o CEU das Artes, agora denominado PRACINHA DA CULTURA, consolidou-se junto à comunidade do Vista Alegre como um local de lazer, convivência e cultura. As Sessões de Cinema e Teatro gratuitas, visando tanto público adulto quanto infantil, foram realizadas quinzenalmente, com média de público de 60 pessoas por sessão. Foram ofertadas à população 20 Oficinas Culturais, com 1.243 inscritos, que foram contratadas levando em consideração as solicitações e necessidades dos usuários do local. Cumpre destacar que a Biblioteca da Pracinha, um segmento da Biblioteca Nelson Foot, recebeu, no período, 1.020 consultas e pesquisas, e mais de 300 obras foram emprestadas. Durante 2023, a Pracinha da Cultura atendeu 7.733 pessoas da região.