Reformar, revitalizar e implantar em EMEBs o conceito de Escola Inovadora.

Programa de Governo: Escola Inovadora

Unidade (s) Responsável (is): UGE, UGISP e UGIRC

O que foi feito:

Realizada a campanha “Minha escola me prepara para o futuro” – cidade inteligente e da tecnologia da educação – para promover o programa Escola Inovadora. O conceito Escola Inovadora está sendo implantado em todas as Emebs. Em 2022, foram 38 escolas revitalizadas de acordo com os eixos desse conceito. 
Em 2023, foram 41 escolas revitalizadas de acordo com o programa Escola Inovadora. Houve a manutenção e a ampliação dos elementos do programa Escola Inovadora nas 106 unidades escolares, sendo eles: água, fogo, areia, escalada, horta acessível, horta de PANCs, Pé de Infância, brincadeiras de chão, ateliê de arte, espaço de convivência, espaço de leitura, parque de madeira, painel sonoro, caminho sensorial, jardim aromático. 
Em 2023, a metodologia do desemparedamento foi inscrita no XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que acontecerá em maio de 2024 em Curitiba. A proposta inscrita para socialização foi aceita devido a relevância de suas práticas e ações assim como demais êxitos que a metodologia tem oportunizado aos estudantes.

Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.

Em fevereiro de 2022 foi realizada a campanha “Minha escola me prepara para o futuro”- cidade Inteligente e da tecnologia na educação – para promover o Programa Escola Inovadora. Em abril com objetivo de promover o Festival de Dança – 24a Enredança – tivemos a campanha “A Dança Transforma”. O cronograma vem sendo respeitado por prioridade no que diz respeito à reformas e revitalizações, já o conceito Escola Inovadora no eixo de formação e qualidade está sendo implantado em todas as EMEBs. Nesse ano chegamos a 38 escolas revitalizadas de acordo com os Eixos do Programa Escola Inovadora, destacando-se a revitalização da EMEB dos Sonhos Prof. Anézio de Oliveira, com a ampliação de novas salas, a criação de hortas acessíveis e a instalação de brinquedos alinhados ao conceito do Programa Escola Inovadora, a criação de espaços de escalada, a inclusão de brincadeiras com água e areia, a criação de um espaço para a realização de fogueiras e a revitalização realizada na EMEB Prof.ª Brígida Gatto de Rodrigues. Foram adquiridos e instalados 46 parques naturalizados para serem utilizados nos momentos de recreação e de pesquisa pelos estudantes. Realizamos a contratação de empresas para a elaboração de projetos de reforma e revitalização para 20 unidades escolares, criando assim um banco de projetos para a Educação Municipal. Foram concluídas obras em 2 telhados e contratadas mais 18 obras para o ano de 2023, além do Complexo Argos.

Em 2023, chegou a 41 escolas revitalizadas de acordo com os Eixos do Programa Escola Inovadora, destacando-se a revitalização da EMEB Profa. Geralda Berthola Facca, EMEB Manoel Anibal Marcondes e a EMEB Maria Angelica Lorençon (que será concluída em 2024). Ocorreu a manutenção e a ampliação dos elementos do Programa Escola Inovadora nas 106 unidades escolares, sendo eles: água, fogo, areia, escalada, horta acessível, horta de PANCs, pé de infância, brincadeiras de chão, ateliê de arte, espaço de convivência, espaço de leitura, parque de madeira, painel sonoro, caminho sensorial, jardim aromático. Em 2023, a metodologia do desemparedamento foi inscrita no XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras que acontecerá em maio de 2024 em Curitiba. A proposta inscrita para socialização foi aceita devido a relevância de suas práticas e ações assim como demais êxitos que a metodologia tem oportunizado aos estudantes.