Educação e Cultura Em andamento

Restaurar e reorganizar o Complexo Fepasa, transformando-o em um polo de economia criativa.

Programa de Governo: Jundiaí Empreendedora

Unidade (s) Responsável (is): FCCE, UGC e UGDECT

O que foi feito:

Em 2021 foram feitas melhorias no estacionamento, instalação de 320 refletores para iluminação cênica, melhoria dos jardins, retirada de veículos do pátio central, instalação de câmeras de monitoramento, contratação de vigias 24 horas, revitalização do Prédio Central, recuperação de salas e outros equipamentos. Em 2022, ocorreram melhorias nos jardins e áreas de passeio. Foram entregues 4.800 m² em obras. Nesse mesmo ano, foram realizadas 1.317 ações com a presença de 38.808 pessoas. Também foram realizadas melhorias no Museu Ferroviário.
O ano de 2023 foi de afirmação e consolidação das Diretrizes do Plano Diretor de Ocupação do Complexo Fepasa. As salas do Espaço Expressa receberam novas identificações: Sala Santos-Jundiaí, Sala São Paulo Railway, Sala Estrada de Ferro Sorocabana, Sala Fepasa, Sala Estrada de Ferro Araraquara. 
Também em 2023 foram finalizadas as obras do estacionamento coberto, totalizando 7.800 m², aumentando para 500 o número de vagas, com isolamento térmico e nova iluminação de LED. Em setembro foi inaugurada a nova plataforma de desembarque turístico e teve início o parque linear, com o plantio de 20 árvores adultas, a retirada das antigas torres de transmissão e dos alambrados que margeavam a linha férrea. 
Estão em andamento a recuperação dos espaços históricos do local e a implantação do futuro parque urbano. Foram iniciadas as obras de Sala de Cinema, prevista para 100 lugares; e realizadas cinco edições dos Festivais Temáticos, além de outras ações culturais: Festival de Música, Festival de Teatro, 5º EncontrAfro. As 1.074 ações culturais realizadas no local em 2023, totalizaram um público estimado de 31.976 pessoas.

Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.

Em 2021 foi dada continuidade no processo de restauração e requalificação do Complexo Fepasa, com melhorias no estacionamento, instalação de 320 refletores para iluminação cênica, melhoria dos jardins, retirada dos veículos do pátio central, abrindo espaço para a população, com início das atividades como área parque, instalação de 5 câmeras de monitoramento, contratação de vigia 24 horas, ocupação e revitalização do Prédio Central para instalação do Gabinete do Gestor e Diretorias, recuperação de três novas salas administrativas, recuperação de lustre, bustos e placas comemorativas no local. Além disso, foram disponibilizadas gratuitamente as salas para ensaios, apresentações e reuniões, totalizando 519 atividades com a presença de 3.069 pessoas. Ao longo do ano de 2022, seguindo as diretrizes estabelecidas no Plano Diretor de Ocupação do Complexo Fepasa, aprovado em 2020, foram ampliadas as melhorias dos jardins e áreas de passeio. O projeto de iluminação cênica foi terminado, com a instalação de novos 760 refletores. Foi criado e organizado, em julho/2022, o Comitê “Novo Complexo Fepasa” para discussão e planejamento das atividades e obras do local. Iniciadas as obras de revitalização dos galpões dos estacionamentos do Complexo e, em fase final, a nova plataforma de Desembarque, preparada para receber os trens turísticos, sendo entregues, até o momento, aproximadamente 4.800m² de obras. Um novo conceito de ocupação do espaço foi adotado, seguindo 5 propostas (Cultura, Criança, Comida, Cidadania e Convivência) e nova identificação foi adotada para o local: ESPAÇO EXPRESSA. As melhorias permitiram a ampliação das Atividades Culturais e turísticas, onde em 2022 foram realizadas 1.317 ações com a presença de 38.808 pessoas, incluindo eventos de grande porte tais como: Cine em Cena Brasil, Cine Geek, Orquestra Paulista de Viola Caipira, Show de Demônios da Garoa e dos Festivais de Música e de Teatro. Concomitante a essas ações, foram realizadas melhorias no Museu Ferroviário, com recuperação de piso, elétrica, pintura e troca de vidros. Tais melhorias permitiram a reabertura com exposição Memórias da Ferrovia. No final de 2022, foi adjudicado uma empresa para atender o Convênio FID nº 15/2020 – SJC 1317985/2017 com o projeto de “Obras Emergenciais de Cobertura da Ala Histórica – Complexo Fepasa”. Outra importante entrega, realizada em janeiro/2023 é o Galpão Criativo, que é um espaço público anexo à FTVTEC, que fica no Complexo Argos na Vila Arens, com ele o município recebe um ambiente gratuito para ser ocupado por pessoas, coletivos e Ongs prontos para colocar suas ideias e projetos da economia criativa em prática.

2023 foi o ano de afirmação e consolidação das Diretrizes do Plano Diretor de Ocupação do Complexo Fepasa (2020) e do Conceito ESPAÇO EXPRESSA, visando transformar o local num Espaço de Cultura, Humanidades e Futuros, dentro das discussões e decisões do Comitê EXPRESSA (antigo Comitê Novo Complexo Fepasa). Reafirmando a nova denominação e também preservando a História do local, as salas do ESPAÇO EXPRESSA receberam novas identificações: Sala Santos-Jundiaí, Sala São Paulo Railway, Sala Estrada de Ferro Sorocabana, Sala Fepasa, Sala Estrada de Ferro Araraquara. Em 2023 foram finalizadas as obras do Estacionamento Coberto, totalizando 7.800 m², aumentando para 500 o número de vagas, com isolamento térmico e nova iluminação de LED. Em setembro/2023 foi inaugurada a Nova Plataforma de Desembarque Turística e o início do Parque Linear, com o plantio de 20 árvores adultas, a retirada das antigas Torres de Transmissão e dos alambrados que margeavam a linha férrea. Estão em andamento a recuperação dos espaços Históricos do Espaço e da implantação do Futuro Parque Urbano, às margens da Av. União dos Ferroviários. Iniciadas as obras de Sala de Cinema, prevista para 100 lugares, inclusive já com a instalação de Plataforma Elevatória de Acessibilidade. Foram realizadas 5 Edições dos Festivais Temáticos (que fazem parte do conceito de ocupação ESPAÇO EXPRESSA), além de outras ações culturais: Festival de Música, Festival de Teatro, 5º EncontrAfro. As 1.074 ações culturais realizadas no local em 2023, totalizaram um público estimado de 31.976 pessoas.