Fortalecer e ampliar as parcerias privadas por meio da Rede Jundiaí de Cooperação.

Programa de Governo: Governança Eficiente e Responsável

Unidade (s) Responsável (is): UGGF

O que foi feito:

O ano de 2022 foi encerrado com 100% dos quartos adotados no projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”, parceria do Poder Público com a sociedade civil para a reforma de 71 quartos do Hospital São Vicente de Paula. Já são 34 quartos totalmente revitalizados. Foi trabalhado o Programa de Desenvolvimento local com a UGDECT e o Sebrae, oferecendo cursos de capacitação profissional e empreendedorismo. 
Também houve a assinatura de uma parceria com o Sesc Jundiaí para o curso “Planejamento e Gestão de Projetos Sociais”. Foram realizadas ações voltadas à infância para zerar a fila de cadeiras de rodas, contra o câncer de mama e para ministrar educação ambiental na Serra do Japi, entre outras.
Em 2023, a Rede alcançou várias conquistas significativas em diferentes áreas. No âmbito da educação, destacam-se parcerias de impacto social, como o Fundo AWS, que destinou cerca de R$ 950 mil para 15 projetos diversos; e a renovação da parceria com o SESI para manter as atividades do FAB LAB. Na área da saúde, o projeto “Acolha um quarto, conforte vidas” no Hospital São Vicente de Paulo revitalizou 53 quartos, enquanto uma parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias proporcionou a entrega de 300 cadeiras de rodas, zerando a fila da cidade para esse equipamento. No campo da empregabilidade, a Rede apoiou a realização da 1ª Feira das Profissões e Tecnologia de Jundiaí e capacitou estudantes e professores em empreendedorismo e educação financeira. Também foram realizadas campanhas de responsabilidade social, incluindo a “Focinho Solidário”, beneficiando as famílias em situação de vulnerabilidade social e com animais domésticos, além de ações voltadas à saúde e bem-estar.

Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.

Criada em 2017, a Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças, é responsável por articular ações e projetos, envolvendo a iniciativa privada, poder público, organizações da sociedade civil e a comunidade. As atividades em diversas áreas vêm repercutindo positivamente em nossa cidade, Região e também no País.

Dentre as ações desenvolvidas pela Rede em 2022, destacam-se a continuação do projeto Renovação de educação ambiental – parceria com a Coca Cola Femsa e execução técnica da Gaia Social – com a participação de 12 escolas, 7.040 alunos e 176 profissionais da educação; a articulação para Jundiaí aderir à rede internacional Mercocidades, composta por 375 cidades-membros de países diversos. Com o ingresso à rede Mercocidades, haverá novas oportunidade de Jundiaí receber investimentos externos para desenvolver seus projetos prioritários; o projeto Costura Solidária em parceria com o Grupo Sol da Cidadania, realizado em duas fases no ano de 2022 para costurar mais de 49.000 aventais descartáveis, revertendo geração de renda para as costureiras e a entrega de 25.080 aventais para a UGPS na primeira fase e 24.240 aventais para o Hospital São Vicente na segunda fase.

Abaixo, algumas conquistas registradas pela Rede em 2023:

  • CIDADE DAS CRIANÇAS – Ao longo do ano foram realizadas importantes reuniões com diferentes empresas com o foco na apresentação do Programa Jundiaí Cidade das Crianças, mostrando os principais marcadores da infância e sensibilizando os parceiros sobre a importância da implantação de ações em diversos pontos da cidade.
  • INTERNACIONALIZAÇÃO – A criação de uma Unidade Temática voltada à Infância foi aprovada por unanimidade na Rede Mercocidades, sendo Jundiaí eleita como coordenadora do grupo de trabalho, fortalecendo a internacionalização do município.
  • EDUCAÇÃO – Entre as parcerias de impacto social de médio e longo prazos, está o Fundo AWS para Educação Municipal, destinando aproximadamente R$ 950 mil para 15 projetos em categorias diversas. Outro destaque é o projeto Renovação, que chega ao quinto ano com o propósito de trabalhar a educação ambiental e, também, melhorar o microclima dentro e no entorno das escolas, desenvolvendo nesse ano atividades relacionadas ao plantio de árvores e à construção de jardins de chuva – três escolas municipais receberam essa inovação. A renovação da parceria com o SESI para continuidade das atividades do FAB LAB, laboratório voltado à criatividade e fabricação digital, foi outra conquista que enriquece o aprendizado e já atendeu mais de 10 mil pessoas no município.
  • SAÚDE – O projeto ‘Acolha um Quarto, Conforte Vidas’ – realizado no Hospital São Vicente de Paulo (HSV), entra na sua reta final, com 100% do recurso captado e 53 quartos com banheiros revitalizados do total de cerca de 70 unidades. O propósito maior é garantir humanização no atendimento para os pacientes. Outro projeto importante, dessa vez realizado em parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, foi a entrega de 300 cadeiras de rodas a pessoas assistidas pelo Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPD), zerando a fila que havia na cidade para esse modelo de cadeira de rodas.
  • EMPREGABILIDADE – Houve o apoio direto da Rede de Cooperação na realização da 1ª Feira das Profissões e Tecnologia de Jundiaí, no Parque da Uva, reunindo cerca de 25 mil pessoas, principalmente jovens em busca de oportunidades de carreira. Dentro do Programa de Desenvolvimento Local (PDL), em parceria com o Sebrae e outras organizações, foram capacitados na área do empreendedorismo e educação financeira 7.860 estudantes da rede municipal e 400 professores divididos em 19 instituições de ensino da cidade.
  • RESPONSABILIDADE SOCIAL – Foram realizadas campanhas em prol do terceiro setor com a iniciativa privada, bem como a ‘Focinho Solidário’, beneficiando as famílias em situação de vulnerabilidade social e com animais domésticos, além de ações voltadas à saúde e bem-estar.

Mais detalhes por meio do link: https://jundiai.sp.gov.br/redecooperacao/