Fortalecer as ações de inclusão produtiva e geração de renda das pessoas em vulnerabilidade social visando atender a demanda emergida em razão da crise econômica/ desemprego decorrente da pandemia do novo coronavírus.

Programa de Governo: Cidade Inclusiva

Unidade (s) Responsável (is): UGDECT e UGADS

O que foi feito:

Durante 2021, foram realizadas ações para fortalecer a relação com empresas através do Portal Jundiaí Empreendedora e Jundiaí Empreendedora Qualifica, visando atender às necessidades de mão de obra e oferecer cursos de qualificação, em parceria com o Sebrae-SP. Destacamos: a implementação do Programa Consórcio Empreendedor do SEBRAE-SP e Benefício Social Emergencial que, ao longo de 6 meses de vigência, entre 2021 e 2022, capacitou 826 pessoas em vulnerabilidade social. 
Em 2023, foi criado o projeto “Ressignificando Histórias” para jovens em vulnerabilidade social, com financiamento do FMDCA.
O Plano de Inclusão Produtiva, elaborado em 2022, foi executado em 2023, incluindo ações descentralizadas como o Programa Acessuas Trabalho, oficinas de geração de renda, participação em feiras e orientação de carreiras. 
Outras iniciativas incluíram oficinas, cursos e encaminhamentos para seleções de empresas.

Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.

Ao longo do ano de 2021, através de encontros semanais com o Prefeito e das demais reuniões, foram desenvolvidas ações visando maior e melhor aproximação com as empresas para uso do Portal Jundiaí Empreendedora (voltado para empregabilidade) bem como do Jundiaí Empreendedora Qualifica para conhecimento da demanda/necessidade de mão de obra das empresas e a construção de cursos de qualificação em parceria com Sebrae e outras entidades, objetivando capacitar e preparar melhor as pessoas para o emprego, contribuindo também com maior e melhor inclusão social. Há também a participação e implementação das ações do Programa Consórcio Empreendedor do SEBRAE-SP. O Benefício Social Emergencial contemplou, ao longo de 6 meses de vigência, entre 2021 e 2022, um total de 826 pessoas em situação de vulnerabilidade social que haviam perdido renda durante a pandemia (748 idosos, 38 adultos e 40 adolescentes), das quais 117 prestaram contrapartidas ao município e foram capacitadas através de jornadas formativas. Espera-se uma abertura para aderir aos encontros semanais com o prefeito e empresários, para falar sobre a Lei de Aprendizagem, conforme discutido no Fórum de Aprendizagem, espaço retomado em 2022.
Em 2023 houve a criação do projeto “Ressignificando Histórias”, para 26 jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, com financiamento pelo FMDCA no valor de R$200.000,00 com duração de julho de 2023 a junho de 2024. Dentro das ações previstas no Plano de Inclusão Produtiva (elaborado em 2022 e executado pela primeira vez em 2023), estão contidas ações tais quais a do Programa Acessuas Trabalho, que são desenvolvidas nos territórios (de maneira descentralizada). Também dentro do mencionado plano, foram realizadas oficinas de geração de renda no território do CRAS Leste, participação em feiras com o grupo Colmeia, workshops para orientação de carreiras, atendimentos para Feira de Profissões e processos seletivos para vagas efetivas e de aprendizes de empresas da região. Para além destas ações descentralizadas, houve ainda as seguintes iniciativas: Oficina Jovem Inovador; Encaminhamento para cursos no FUNSS; Projeto em parceria com a empresa Bollhoff; Projeto em parceria com a empresa SKF; Encaminhamentos de aprendizes Caixa, Bottcher, Vetline, Maestral e SIEMENS; Encaminhamento para seleção Coca-Cola, EVASOFT, Bottcher e TecPet; Formações para o mundo do trabalho.