Ampliar e consolidar a Estratégia de Saúde da Família/ Agentes Comunitários de Saúde e seus núcleos de apoio como modelo prioritário de atenção primária, garantindo acolhimento humanizado em todos os serviços da rede de saúde, com ampliação dos programas “Posso Ajudar” e “Guardião da Saúde”.

Programa de Governo: Pacto pela Saúde

Unidade (s) Responsável (is): UGPS

O que foi feito:

Ao longo de 2023, as equipes de Estratégia de Saúde da Família foram ampliadas, via convênio HCSVP e Programa Mais Médicos (PMM), tendo o município adotado a contrapartida junto ao Ministério da Saúde em consonância com a iminência do fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Assim, foram criadas seis novas equipes de Estratégia de Saúde da Família, totalizando 40 equipes de ESF. Foram convocados Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para preenchimento das vagas, bem como para aumento do quantitativo dessa categoria profissional, chegando ao total de 211 ACS. 
Além disso, 92 Agentes Comunitários de Saúde foram capacitados por meio de parceria entre Ministério da Saúde e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi mantido em oito equipes, sendo iniciado projeto de formação e qualificação das ofertas das equipes de apoio ao desenvolvimento infantil e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).  O programa “Posso Ajudar” teve contrato aditado contemplando 47 equipamentos de saúde, passando a contar com 63 profissionais, qualificando o acolhimento em todas as UBS. 

Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.

Em 2021 foram ampliadas, via convênio, quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família, sendo duas na Nova UBS Santa Gertrudes e duas na futura Clínica da Família Hortolândia. Ampliou-se o quantitativo de Agentes Comunitários de Saúde pois estamos (dez/2021) na vigência da lei 173, essa ampliação se deu por meio judicial. Ampliamos ainda o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica por meio do convênio em 2 educadores físicos, 1 nutricionista e 8 psicólogos, totalizando mais 11 profissionais da equipe multidisciplinar. Já em 2022 foram ampliadas, via convênio com HCSVP e Programa Médicos pelo Brasil (PMpB), 3 (três) equipes de Estratégia de Saúde da Família. Foi realizado concurso para Agente Comunitário de Saúde (ACS) a fim de preencher as vacâncias, bem como permitir o aumento de quantitativo para essa categoria profissional. O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi ampliado em 1 equipe para CF Hortolândia, sendo que atualmente contamos com 8 equipes NASF-AB completas. O programa “Posso Ajudar” teve novo contrato iniciado, contemplando assim 39 equipamentos de saúde, passando a contar com 51 profissionais qualificando o acolhimento em todas as unidades básicas de saúde. Além do programa “Guardião da Saúde”, que se mantém em 15 UBSs. Ao longo de 2023 foram ampliadas, via convênio HCSVP e Programa Mais Médicos (PMM), tendo o município adotado a contrapartida junto ao Ministério da Saúde em consonância com a iminência do fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família (ESF), sendo assim foram criadas 6 novas equipes de Estratégia de Saúde da Família, totalizando 40 equipes de ESF. Foram convocados Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para preenchimento das vacâncias, bem como para aumento do quantitativo dessa categoria profissional, chegando ao total de 211 ACS. Além disso, 92 ACS foram capacitados através de parceria entre Ministério da Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, trazendo assim qualificação de nível técnico ao ACS, otimizando o trabalho a ser desenvolvido pelos mesmos. O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi mantido em 8 equipes, sendo iniciado projeto de formação e qualificação das ofertas das equipes de apoio para questões acerca do desenvolvimento infantil e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O programa “Posso Ajudar” teve contrato aditado, contemplando assim 47 equipamentos de saúde, passando a contar com 63 profissionais qualificando o acolhimento em todas as unidades básicas de saúde e em alguns ambulatórios. Além do programa “Guardião da Saúde”, que se mantém em 15 UBSs.