Ampliar e consolidar a Estratégia de Saúde da Família/ Agentes Comunitários de Saúde e seus núcleos de apoio como modelo prioritário de atenção primária, garantindo acolhimento humanizado em todos os serviços da rede de saúde, com ampliação dos programas “Posso Ajudar” e “Guardião da Saúde”.

Programa de Governo: Pacto pela Saúde

Unidade (s) Responsável (is): UGPS

O que foi feito:

Em 2021 foram ampliadas, via convênio, quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família, sendo duas na Nova UBS Santa Gertrudes e duas na futura Clínica da Família Hortolândia. Ampliou-se o quantitativo de Agentes Comunitários de Saúde pois estamos (dez/2021) na vigência da lei 173, essa ampliação se deu por meio judicial. Ampliamos ainda o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica por meio do convênio em 2 educadores físicos, 1 nutricionista e 8 psicólogos, totalizando mais 11 profissionais da equipe multidisciplinar.

Já em 2022 foram ampliadas, via convênio com HCSVP e Programa Médicos pelo Brasil (PMpB), 3 (três) equipes de Estratégia de Saúde da Família. Foi realizado concurso para Agente Comunitário de Saúde (ACS) a fim de preencher as vacâncias, bem como permitir o aumento de quantitativo para essa categoria profissional. O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi ampliada em 1 equipe para CF Hortolândia, sendo que atualmente contamos com 8 equipes NASF-AB completas. O programa “Posso Ajudar” teve novo contrato iniciado, contemplando assim 39 equipamentos de saúde, passando a contar com 51 profissionais qualificando o acolhimento em todas as unidades básicas de saúde. Além do programa “Guardião da Saúde” se manter em 15 UBSs.