Integrar programas de atividades físicas, esportivas, culturais e de lazer, para promoção de estilo de vida ativo e saudável da criança ao idoso e da pessoa com deficiência no ambiente urbano e rural.

Programa de Governo: Esporte Jundiaí

Unidade (s) Responsável (is): UGEL e UGADS

O que foi feito:

Está em elaboração o projeto Ciranda Esportiva, para levar aos CECEs (Complexos Educacionais Culturais e Esportivos) atividades de esporte, lazer e cultura. Em 2022 foram realizadas aulas de esportes para 207 turmas e para 141 turmas de PCD (pessoas com deficiência). Também houve 114 eventos para o público PCD.
Em 2023 foram promovidas aulas de esporte e atividade física para 300 turmas de esporte educacional (pessoas dos seis anos até o público idoso). Também 153 pessoas com deficiência participaram de atividades esportivas promovidas pelo Departamento de Esporte Adaptado (DEA), com 16 modalidades. O DEA realizou 128 eventos para o público PCD. 
Outras ações e projetos do DEA em 2023 incluíram o PEAMA para Todos, Projeto Aluno Monitor, Fala PEAMA, Cicloviagem, Ginástica Rítmica Unificada e o PEAMA nas escolas, escolas no PEAMA – esta, uma forma despertar o interesse e o respeito de alunos de várias idades de escolas públicas e particulares da cidade pelas pessoas com deficiência. Neste primeiro ano dos projetos, foram realizados dez encontros de PEAMA nas escolas e cinco encontros do Escolas no PEAMA.

Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.

Está em elaboração o Projeto Ciranda Esportiva, que terá como finalidade levar aos CECE’s atividades intergeracionais de esporte, lazer, cultura, educação, entre outras, tendo sua realização planejada para o ano de 2023, em que a gestão municipal já está em busca de parcerias. Em 2022 foram promovidas aulas de esporte e atividade física para 207 turmas de esporte educacional, que no decorrer do ano, participaram de projetos integrados com a Educação, Saúde e Cultura. Quando falamos sobre as pessoas com deficiência, em 2022, 141 turmas de esporte e atividade física foram promovidas pelo Departamento de Esporte Adaptado (DEA), com 16 modalidades esportivas. O DEA realizou 114 eventos para o público PCD, foram realizados o PEAMA para Todos, Projeto Aluno Monitor, FALA PEAMA, Cicloviagem, Ginástica Rítmica Unificada. Vale destacar que por parte da Assistência e Desenvolvimento Social do Município, foram realizadas várias visitas, dentro do Programa Criança Feliz, ao Mundo das Crianças. Além disso, em 2022 foram retomadas as atividades presenciais no Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Complexo Argos, como bailes e oficinas. No ano de 2023 foi implantado no Parque da Cidade o projeto PEAMA para TODOS – “Aprendendo a Pedalar”, inserido dentro do PEAMA (Programa de Esporte e Atividades Motoras Adaptadas). O projeto acontece aos sábados com o objetivo de ensinar as pessoas com ou sem deficiência a andar de bicicleta. A ideia é proporcionar autonomia na bicicleta, em que ao encerrar o ciclo de aprendizagem, o aluno poderá então utilizar o aluguel de bicicleta no parque para treinar. São 50 vagas com turmas de 15 alunos cada. Em 2024, a meta é ampliar o projeto com a modalidade náutica “Aprendendo a Velejar”. Em 2023 foram promovidas aulas de esporte e atividade física para 300 turmas de esporte educacional e participação (que abrange pessoas dos 6 anos até o público idoso), e que no decorrer do ano, participaram de projetos integrados com a Educação, Saúde e Cultura. Quando falamos sobre as pessoas com deficiência, em 2023, 153 turmas de esporte e atividade física foram promovidas pelo Departamento de Esporte Adaptado (DEA), com 16 modalidades esportivas. O DEA realizou 128 eventos para o público PCD. Quanto às ações e projetos do DEA em 2023, foram realizados o PEAMA para Todos, Projeto Aluno Monitor, FALA PEAMA, Cicloviagem, Ginástica Rítmica Unificada, PEAMA NAS ESCOLA, ESCOLAS NO PEAMA. Também em 2023, foram implantados os projetos “Escolas no PEAMA e “PEAMA nas escolas”, em que neles os alunos de várias idades e de escolas e faculdades públicas e particulares da cidade conhecem o trabalho realizado no PEAMA, uma forma de despertar o interesse e o respeito pelas pessoas com deficiência. Nesse primeiro ano dos projetos, foram realizados 10 encontros no PEAMA nas escolas e 5 encontros do escolas no PEAMA.