Ampliar a vigilância e proteção da Serra do Japi, garantindo sistema de alerta contra incêndio e sua preservação ambiental.

Programa de Governo: Município Sustentável

Unidade (s) Responsável (is): FSJ e UGPUMA

O que foi feito:

O projeto Olhos da Serra, financiado pela Coca-Cola e FEMSA reuniu diversos atores ambientais e entregou uma série de dados sobre o território da Serra do Japi, incluindo monitoramento por satélite de queimadas que contempla toda a área tombada em quatro municípios. Além disso, foram implantadas mais de 40 placas de educação ambiental na Serra do Japi. 
Em 2023, em um trabalho conjunto entre o DMA (Departamento de Meio Ambiente), a Guarda Municipal, UGMT e a Polícia Militar, foram retomadas as ações de vigilância e proteção da Serra, principalmente nos finais de semana na região da Santa Clara.

Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.

O Projeto Olhos da Serra, financiado pela Coca Cola e FEMSA, reuniu diversos atores ambientais e entregou uma série de dados sobre o território da Serra do Japi. Incluiu um monitoramento de queimadas por satélite que contempla toda a área tombada da Serra do Japi em 4 municípios. Foram implantadas mais de 40 placas de educação ambiental na Serra do Japi em Jundiaí. Em 2023, em trabalho conjunto entre o DMA (Departamento de Meio Ambiente), a Guarda Municipal, Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte e a Polícia Militar, foram retomadas as ações de vigilância e proteção da Serra, principalmente nos finais de semana na região da Santa Clara.