Perguntas Frequentes

1. Quem deve acessar o sistema GissOnline?
Todos os prestadores e tomadores de serviço (pessoa jurídica ou equiparada) estabelecidos no município, para declaração de notas fiscais e formação do livro fiscal de ISSQN.
E todos os contribuintes de fora do município que pretendem recolher o ISSQN no local da execução do serviço.

2. Como obter identificação/senha de 1º Acesso?

2.01 Contribuintes ESTABELECIDOS
Acessar: http://portal.gissonline.com.br/;
Clicar em: “ATIVAR ACESSO CONTRIBUINTE”;
Selecionar o Estado de SP, digitar o código de verificação e buscar a Cidade de Jundiaí;
Digitar a Inscrição Municipal (CFM) sem hífen e sem o dígito;
Inserir o CNPJ, se for autônomo CPF;
Clicar em visualizar senha;
Depois, informar a identificação/senha através da opção “ACESSO CONTRIBUINTE”.

2.02 Contribuintes NÃO ESTABELECIDOS
Opção destinada ao cadastro de Pessoas Jurídicas (ou equiparadas) não estabelecidas no Município, cujo imposto é devido no local da prestação de serviços.
Acessar: http://portal.gissonline.com.br/;
Clicar em: “AUTO CADASTRO”;
Selecionar o Estado de SP, digitar o código de verificação e buscar a Cidade de Jundiaí;
Serão apresentadas todas as opções de auto cadastro disponíveis no sistema.
Clique sobre o tipo de cadastro que irá realizar;
Inserir os dados e informações solicitadas;
Clicar em cadastrar;
Depois, informar a usuário/senha através da opção “ÁREA DE ACESSO”.

3. Existe suporte ONLINE para esclarecimento de dúvidas?
Sim, após se identificar no sistema, clique nas opções: Fale conosco/CHAT.
Obs.: O Chat é indicado somente para o esclarecimento de dúvidas operacionais.

4. Quem deve declarar o módulo tomador?
Todas as pessoas jurídicas (ou equiparadas) estabelecidas no município, devendo indicar notas fiscais de serviços contratados (com ou sem retenção do ISSQN).
Obs.: Para mais informações, acessar o manual tomador – item DICAS DE ACESSO.

5. Como utilizar o módulo Construção Civil?
Após sua identificação no sistema, clique na opção Construção Civil para acessar as opções do módulo, principalmente: Cadastro de obras e Escrituração fiscal (para escriturar notas fiscais impressas).
Obs.: Para mais informações, acessar o manual Construção Civil – item DICAS DE ACESSO.

6. Como declarar serviços tomados da construção civil?
Após sua identificação no sistema, clique em Tomador e posteriormente em Registro de serviços tomados da construção civil com documento fiscal.
Obs.: Para mais informações, acessar o manual tomador – item DICAS DE ACESSO.

7. Como posso visualizar as pendências da empresa?
Através da opção aviso importante (tela principal dos módulos prestador/tomador), podendo acompanhar algumas informações como: Falta de encerramento fiscal, notas fiscais não declaradas e débitos.

8. Existe um acesso exclusivo para CONTADORES?
Sim, através da opção Área para cadastro, item cadastro de contador, permitindo a vinculação e movimentação de diversos clientes com apenas uma identificação/senha.

9. Preciso escriturar na GissOnline a NFS e emitida pelo sistema GINFES?
Não é necessário, a NFS e emitida através do endereço: http://jundiai.ginfes.com.br é transmitida para a escrituração fiscal do prestador na GissOnline.

10. Existe algum comprovante de encerramento mensal?
Sim, através da opção consulta – item “Emita seu certificado de encerramento”.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/financas/issqn/perguntas-frequentes/