Elaborar plano e implantar as estratégias de mobilidade ativa voltado para a qualificação de calçadas, o paisagismo de praças e para a arborização das vias públicas.
Programa de Governo: Município Sustentável
Unidade (s) Responsável (is): UGPUMA
O que foi feito:
Foi realizada fiscalização de calçadas irregulares na Avenida Jundiaí, bem como atualização da Cartilha de Calçadas https://jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente/servicos-online/calcadas/. Plano de Mobilidade, com pauta de caminhabilidade na cidade para implantação até 2030 (2021). Elaboração do Plano de Priorização da Mobilidade Ativa do Centro (2022).
Em 2023 foram priorizados os seguintes projetos que estão sendo implantados: 1) Reforma da Praça D. Pedro II; 2. Qualificação do percurso entre o instituto Braille e o Complexo Esportivo Dr. Nicolino de Lucca, com melhoria de acessibilidade e arborização; 3) Qualificação com alargamento e acessibilidade de calçadas do bairro Tarumã; 4) Lançamento do Programa Ativa!Centro, para incentivar a mobilidade e melhorar a segurança viária.
Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.
Desde o início dessa gestão, busca-se levar o município à uma mudança de comportamento necessária para que a cidade seja desenvolvida na escala das pessoas e não dos veículos motorizados e, consequentemente, a rua seja um espaço público que vá além da função de atender a locomoção de pessoas e cargas, mas seja também um lugar atrativo e confortável para convivência. Com essa premissa, a gestão se empenha em inserir a escala das pessoas nas diretrizes de planejamento viário e no desenho ou redesenho de espaços livres públicos como ruas, praças e parques.
No ano de 2021 foram realizadas ações de fiscalização objetivando a notificação de calçadas irregulares da Av. Jundiaí, além de abertura de uma frente para atendimento ao público. Houve a atualização da cartilha de calçadas orientando munícipes e profissionais de como proceder sobre a construção e manutenção das mesmas (https://jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente/servicos-online/calcadas/). Outra frente que foi aberta foi quanto ao Plano de Mobilidade, com elaboração de uma pauta específica sobre caminhabilidade na cidade com diretrizes de implantação até 2030. Paralelamente existem projetos de calçadas em desenvolvimento, visando a adequação de calçadas de ruas específicas. Já em 2022, deu-se a elaboração do Plano de Priorização da Mobilidade Ativa do Centro como plano setorial do Plano de Mobilidade e do projeto urbano de rua completa na Avenida Jundiaí com apoio da Rede de Ruas Completas do Estado de São Paulo.
Os projetos priorizados no ano de 2023 e que estão sendo implantados são: 1. Reforma da Praça D. Pedro II, como parte da qualificação urbanística do Centro e duas áreas de lazer e uma horta comunitária no bairro São Camilo. 2. Qualificação do percurso entre o instituto Braille e o Complexo Esportivo Dr. Nicolino de Lucca com melhoria de acessibilidade e arborização. 3. Qualificação com alargamento e acessibilidade de calçadas do bairro Tarumã com objetivo de aumentar a segurança viária em trecho com alto índice de sinistros de trânsito. 4. Lançamento do Programa Ativa!Centro, com o objetivo de incentivar a mobilidade ativa e melhorar a segurança viária do Centro por meio do desenho urbano e gestão de velocidade.