Ampliar a oferta de cursos livres e rápidos para qualificar mão de obra.

Programa de Governo: Jundiaí Empreendedora

Unidade (s) Responsável (is): UGADS, UGAAT e TEVTEC

O que foi feito:

Em 2022 foi dada sequência à parceria estabelecida com o CEA/IAC – Jundiaí Lugar de Alimento Seguro, com a realização de sete treinamentos, impactando 41 produtores, além de quatro reavaliações e duas certificações de equipamentos utilizados em pulverizações. Ocorreram várias ações para qualificação de produtores, workshops, encontros técnicos, seminários e palestras. Destaque para os cursos da Fundação Escola TVTEC (FTVTEC), com oferecimento de 6.506 vagas (20 mil vagas desde 2017) e para a implementação da Rede de Inovadores e o Reset Jundiaí, que reuniu 1.200 pessoas no Teatro Polytheama.
Em 2023, dentro do Plano de Inclusão Produtiva, foram realizadas oficinas de geração de renda no território do CRAS Leste, participação em feiras com o grupo Colmeia, workshops para orientação de carreiras, atendimentos para Feira de Profissões e processos seletivos para vagas efetivas e de aprendizes. 
Para o agronegócio, abastecimento e o turismo, foram realizadas capacitações e certificações orgânicas; atualização de produtores rurais em novas tecnologias por meio de visitação em feiras (irrigação, hortitec); e eventos como a Semana do Agricultor e a Força da Mulher no Agronegócio
Houve também o II Encontro Técnico sobre Cultivo Protegido; Semana do feirante, treinamento conjunto sobre boas práticas de manipulação e regularização de produtos derivados animais para feirantes. 
Realizado workshop sobre associativismo para o Jundiaí Feito à Mão; capacitação para empreendimentos turísticos, capacitação em escolas estaduais e particulares com foco em atuação no turismo; capacitação em gestão de empreendimentos de alimentação, formação de preços, marketing digital e posicionamento de mercado para empreendimentos turísticos; seminário de marketing turístico; palestras sobre implantação de turismo de experiência e sobre implantação de turismo rural;
Outra entrega de 2023 foi o galpão criativo, um espaço público anexo à FTVTEC, no qual o município tem um ambiente gratuito para ser ocupado por pessoas, coletivos e ONGs. Ainda na FTVTEC, houve a ampliação dos cursos livres e rápidos; em 2023 foram oferecidas 10.621 vagas para toda a população, totalizando 30.639 de 2017ª 2023.

Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.

Em 2022, foi dada sequência à parceria estabelecida com o CEA/IAC – Jundiaí Lugar de Alimento Seguro, foram realizados 7 Treinamentos impactando 41 produtores, além de 4 Reavaliações e 2 Certificações de equipamentos utilizados em pulverizações, com aumento na eficiência e redução de custos e contaminações ambientais. Já na Semana do Agricultor (25 a 28/07) foram realizadas uma série de atividades para qualificação dos produtores, com destaque para o Fórum Potencial Econômico das frutíferas nativas. Outras ações foram destaque no agronegócio, como a Mulher no Agronegócio; Realização de Visita técnica sobre Fertilizante Orgânico Composto da TERA Ambiental; Apresentação sobre sistemas automatizados de controle de irrigação pela startup IPONIA e na sequência a startup Muda Meu Mundo, abordou as possibilidades de comercialização dos produtos rurais com varejistas, com total de 114 participantes. Realização do 1º Encontro Técnico de Cultivo Protegido (210 participantes, entre produtores, técnicos e demais interessados). Workshop de Atendimento ao Cliente; Seminário Marketing Turístico Top Destinos; Capacitação em Exportação para Artesãos e Empreendimentos de Turismo Rural; Seminário de COMTURS; Palestra Alma Premium – Jundiaí; Palestra: Incentivo ao Turismo – Crédito para Empreendimentos Turísticos; Curso Curadoria em Artesanato; Palestra Place Branding Circuito das Frutas; Curso Design de Artesanato; Capacitação em Marketing Digital para Empreendimentos Turísticos; Capacitação em Gestão para Artesãos; Projeto Alimentação Fora do Lar Circuito das Frutas: Como aumentar o faturamento. O ano de 2022 foi de muito progresso para os cursos e qualificações ofertados via Fundação Escola TVTEC (FTVTEC), em que foram oferecidas 6506 vagas e com esse feito alcançamos o marco de 20 mil vagas oferecidas desde 2017. Os cursos de audiovisual, economia criativa e mídias digitais foram potencializados com a implementação da Escola de Inovação Coisas e Negócios que chegou dando ainda mais oportunidade ao munícipe. Um marco do ano de 2022 foi também a implementação da Rede de Inovadores que aproximou a população do poder público, facilitando o diálogo, mostrando para os empreendedores locais de diferentes segmentos, o quanto a Prefeitura de Jundiaí, pode ajudar no negócio dele. Outro destaque de 2022 foi o Reset Jundiaí, que reuniu no Teatro Polytheama, 1200 pessoas para falar de tecnologias humanas, inovação e inteligência emocional. Esse encontro trouxe profissionais do Mercado Livre, Deezer, Voicers e outras tantas empresas de destaque nacional e internacional para Jundiaí e mais uma vez mostrou aos alunos da Fundação Escola TVTEC Jundiaí, como é possível inovar, empreender e valorizar o seu negócio local.

Em 2023, dentro das ações previstas no Plano de Inclusão Produtiva (elaborado em 2022 e executado pela primeira vez em 2023), estão contidas ações tais quais a do Programa Acessuas Trabalho, que são desenvolvidas nos territórios (de maneira descentralizada). Também dentro do mencionado plano, foram realizadas oficinas de geração de renda no território do CRAS Leste, participação em feiras com o grupo Colmeia, workshops para orientação de carreiras, atendimentos para Feira de Profissões e processos seletivos para vagas efetivas e de aprendizes de empresas da região. Para além destas ações descentralizadas, que já foram mencionadas na linha 23, houve ainda as seguintes iniciativas: Oficina Jovem Inovador; Encaminhamento para cursos do FUNSS; Projeto em parceria com a empresa Bollhoff; Projeto em parceria com a empresa SKF; Projeto “Ressignificando Histórias”; Encaminhamentos de aprendizes Caixa, Bottcher, Vetline, Maestral e SIEMENS; Encaminhamento para seleção Coca-Cola, EVASOFT, Bottcher e TecPet; Formações para o mundo do trabalho.

No que tange a formação voltada para o agronegócio, abastecimento e o turismo, foram realizadas capacitações e certificações orgânicas; Atualização de produtores rurais em novas tecnologias por meio de visitação em feiras (Irrigação, Hortitec); Semana do Agricultor (Evento Técnico: Rastreabilidade e Podridão da Uva Madura); Fórum “A Força da Mulher no Agronegócio” com apresentação “Uma viagem sensorial com os chás e o vinho” com Tatiana Honorato Cantu; As crianças vão ao campo. II Encontro Técnico sobre Cultivo Protegido; Semana do feirante (palestras sobre regularização de empresas, boas práticas de manipulação de alimentos, mídias digitais); Treinamento conjunto sobre boas práticas de manipulação e regularização de produtos derivados animais para feirantes. Realizado WorkShop sobre Associativismo para o Jundiaí Feito à Mão; Capacitação para empreendimentos turísticos, Capacitação em escolas estaduais e particulares com foco em atuação profissional no turismo; Capacitação em gestão de empreendimentos de alimentação, formação de preços, marketing digital e posicionamento de mercado para empreendimentos turísticos; Seminário de Marketing Turístico; Realização de Palestras sobre implantação de turismo de experiência; Realização de Palestras sobre implantação de turismo rural;

Outra importante entrega, realizada em janeiro/2023 é o Galpão Criativo, que é um espaço público anexo à FTVTEC, que fica no Complexo Argos na Vila Arens, com ele o município recebe um ambiente gratuito para ser ocupado por pessoas, coletivos e ONGs prontos para colocar suas ideias e projetos da economia criativa em prática. Ainda na FTVTEC, houve a ampliação dos cursos livres e rápidos, em que só em 2023 foram oferecidas 10.621 vagas para toda a população, totalizando de 2017 a 2023 o total de 30.639 vagas.