Transporte Coletivo

O transporte público de Jundiaí, assunto de grande importância para a população em geral e para os trabalhadores que buscam acesso e retorno dos seus locais de trabalho, ficou muito melhor a partir de 2004 com a implantação do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU).

À parte a cidade não ser excessivamente grande, o que já facilita o sistema de transportes, os investimentos no SITU atuam no sentido de racionalizar e facilitar ainda mais o transporte municipal, tornando-o rápido, eficiente, seguro e pouco oneroso para o cidadão e para o trabalhador.

O sistema é, basicamente, um metrô de superfície com linhas interligadas por modernos terminais, cobrindo toda a cidade. O usuário poderá utilizá-lo (tomando quantos ônibus forem necessários) pagando apenas uma passagem. A economia obtida, em percurso de ida e volta, passa a representar importante ganho para os trabalhadores em geral, bem como para os seus empregadores.

Localização privilegiada
Jundiaí posiciona-se no centro do maior mercado produtor/consumidor da América do Sul, num raio de 50 km que abarca, por um lado, a Grande São Paulo e, por outro, a região de Campinas, porta de entrada para o próspero Interior do Estado mais rico e desenvolvido do País. Trata-se, portanto, de uma localização ideal para empresas cujos principais clientes/fornecedores encontram-se nos dois maiores mercados brasileiros, respectivamente a região metropolitana de São Paulo e o interior do Estado que, hoje, representam uma população de 42 milhões de habitantes e um produto interno bruto de cerca de U$ 650 bilhões.

Além disso a cidade oferece, a partir do Estado de São Paulo, fácil conexão para os estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Sul do País, rota de acesso, por sua vez, aos principais parceiros comerciais do Mercosul.
Jundiaí é cortada pelas duas melhores rodovias brasileiras (Bandeirantes e Anhanguera), e está estruturalmente interligada a qualquer uma das outras seis melhores rodovias do Brasil, segundo classificação elaborada pela Confederação Nacional do Transporte, em 2013:

Tabela de Rodovias

Tabela de Rodovias

Estes fatores têm, continuamente, contribuído para que um número significativo de grandes e médias empresas definam com sucesso a nossa cidade como base de suas operações. A especial conjugação de localização privilegiada com facilidades logísticas propiciadas por uma malha geral de transportes acima da média tem sido fator decisivo para um ramo específico de empreendimentos, qual seja o segmento de Logística/Distribuição, que tem se expandido consideravelmente no Município nos últimos anos. Exemplos significativos de grandes empresas deste segmento que escolheram a nossa cidade são, entre outros, Casas Bahia (com o maior centro de distribuição da América do Sul, e o segundo maior do mundo), Sadia, Destro Macroatacado, BSH Continental, Renault/Nissan, TNT Logistics, MRS Logística, Expresso Jundiaí, etc.

Logística Invejável
Associado ao seu estratégico posicionamento geográfico, Jundiaí desfruta de uma das melhores malhas de transporte do Estado de São Paulo, englobando rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e a hidrovia Tietê-Paraná. O Município dispõe da melhor malha rodoviária do Estado, composta pelas rodovias Anhanguera e Bandeirantes. Além destas, há a rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, que começa na cidade e dá acesso a Itu e à rodovia Castelo Branco; e a rodovia Constâncio Cintra, que dá acesso à Rodovia Dom Pedro II, à Via Dutra, à Rodovia Fernão Dias e ao Circuito das Águas. Importantíssimo investimento para racionalização e eficiência do tráfego rodoviário, o novo anel viário de São Paulo, com trechos já inaugurados, dista apenas 20 km de Jundiaí.

Além da excelente malha rodoviária, a cidade localiza-se perto dos principais aeroportos do Estado: Viracopos (em Campinas) apenas a 30 minutos; Congonhas (em São Paulo) e Cumbica (em Guarulhos) a uma hora. Há também o Aeroporto Estadual de Jundiaí, recentemente ampliado, com destacada vocação para aviação executiva e manutenção de aeronaves.

No transporte ferroviário, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e todas as ferrovias do Estado passam, começam ou terminam em Jundiaí, ligando a cidade diretamente ao porto de Santos, que fica a 110 km. Facilitando a importação e exportação, está em operação, junto à ferrovia, um amplo terminal de cargas para contêineres, oferecendo completa infraestrutura logística para as atividades de comércio exterior.

Por fim, Jundiaí está a aproximadamente 100 km do terminal da hidrovia Tietê-Paraná, em Conchas. Oferecendo aproximadamente 2.400 km de rios navegáveis, a hidrovia permite acesso aos Estados de Goiás e Minas Gerais, ao norte; ao Estado do Paraná, ao sul, e ao Mato Grosso do Sul e Paraguai, ao leste.

Qualidade de Vida
O melhor de dois mundos em um único lugar: conforto de cidade pequena aliado à modernidade e às facilidades de uma metrópole. Assim é Jundiaí! Embora tenha importante polo industrial, comercial e de serviços, entre os maiores do Estado de São Paulo, Jundiaí preserva sua produção agrícola na área da fruticultura (especialmente uva, morango e caqui). É sede e a maior cidade do Circuito das Frutas, consórcio intermunicipal com vocação turística e importante produção frutícola. Da área total do município, 64% é considerada área rural, 31% da qual compreende a área de tombamento da Serra do Japi. Tudo com acesso facilitado à variada oferta de bens e serviços, características próprias de uma cidade de grande porte.

Por tudo isso, Jundiaí tem uma das melhores qualidade de vida do Estado de São Paulo. É conhecida como “cidade saudável”, título conferido pela Universidade de Toronto, do Canadá. Para o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) do Estado de São Paulo, o município figura em segundo lugar, para cidades com mais de 300.000 habitantes, e o quarto lugar no ranking geral entre os 645 municípios do Estado, para o mesmo indicador.
É importante considerar também os resultados apurados pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), em 2015 (com dados de 2013), que colocam Jundiaí como o segundo melhor município médio brasileiro (mais de 300 mil habitantes) em termos de desenvolvimento, a partir da consideração de indicadores de renda, saúde e educação.

Prestação de Serviços
Jundiaí possui completa infraestrutura no setor de Serviços, compatível com cidades de grande porte: os serviços financeiros compreendem 22 bancos, com 67 agências bancárias; estrutura de comércio exterior; hotéis; flats; estrutura educacional diversificada, de pré-escolas a faculdades; restaurantes; agências de emprego; locadoras de veículos, máquinas e equipamentos; serviços gráficos; assistência técnica; estrutura de lazer; serviços de saúde, etc.

Adicionalmente, em função de sua excepcional localização geográfica e da completa infraestrutura logística, o município tem desenvolvido, nos últimos anos, destacada vocação como centro logístico-distribuidor, atraindo Centros de Distribuição de alguns dos mais importantes grupos empresariais do país, dentre os quais o Centro de Distribuição das Casas Bahia – o segundo maior do mundo no gênero – e os Centros de Distribuição da Sadia, Renault-Nissan, BDF Nívea, Nokia do Brasil, Destro Macroatacado, BSH Continental, entre outros.

O setor é o maior empregador formal do município, com 83.710 empregados em dezembro de 2014, em 12.155 estabelecimentos segundo a Rais (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho e do Emprego.

Sob a ótica do Valor Adicionado, o Grande Setor “Serviços” (inclui “Comércio”), responde por 72,61% do valor adicionado municipal.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/desenvolvimento-economico/vantagens/infraestrutura/transporte-coletivo/