Localização Privilegiada

Jundiaí posiciona-se no centro do maior mercado produtor/consumidor da América do Sul, num raio de 50 km que abarca, por um lado, a Grande São Paulo e, por outro, a região de Campinas, porta de entrada para o próspero Interior do Estado mais rico e desenvolvido do País. Trata-se, portanto, de uma localização ideal para empresas cujos principais clientes/fornecedores encontram-se nos dois maiores mercados brasileiros, respectivamente a região metropolitana de São Paulo e o interior do Estado que, hoje, representam uma população de 42 milhões de habitantes e um produto interno bruto de cerca de U$ 650 bilhões.

Além disso a cidade oferece, a partir do Estado de São Paulo, fácil conexão para os estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Sul do País, rota de acesso, por sua vez, aos principais parceiros comerciais do Mercosul.

Jundiaí é cortada pelas duas melhores rodovias brasileiras (Bandeirantes e Anhanguera), e está estruturalmente interligada a qualquer uma das outras seis melhores rodovias do Brasil, segundo classificação elaborada pela Confederação Nacional do Transporte, em 2013:

Rodovia Trecho
Bandeirantes – SP 310/348 São Paulo a Cordeirópolis – SP
Anhanguera – SP 330 São Paulo a Uberaba
Rodovia Dom Pedro I – SP 65 Campinas a Jacareí
Rodovia Castello Branco – SP 280 São Paulo à Itaí e Espírito Santo do Turvo
Rodovia Castello Branco – SP 280 Bauru e Itirapina
SP 330 e SP 333 Ribeirão Preto a Borborema
Rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto São Paulo a Taubaté
Rodovia Presidente Dutra BR116 São Paulo a rio de Janeiro

Estes fatores têm, continuamente, contribuído para que um número significativo de grandes e médias empresas definam com sucesso a nossa cidade como base de suas operações. A especial conjugação de localização privilegiada com facilidades logísticas propiciadas por uma malha geral de transportes acima da média tem sido fator decisivo para um ramo específico de empreendimentos, qual seja o segmento de Logística/Distribuição, que tem se expandido consideravelmente no Município nos últimos anos. Exemplos significativos de grandes empresas deste segmento que escolheram a nossa cidade são, entre outros, Casas Bahia (com o maior centro de distribuição da América do Sul, e o segundo maior do mundo), Sadia, Destro Macroatacado, BSH Continental, Renault/Nissan, TNT Logistics, MRS Logística, Expresso Jundiaí, etc.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/desenvolvimento-economico/vantagens/localizacao-privilegiada/