Economia Pujante

A pujança econômica de Jundiaí é explicitamente demonstrada no estudo publicado pelo IBGE em 2016, intitulado “Produto Interno Bruto dos Municípios – 2013”. Neste estudo, Jundiaí posiciona-se, em 2013, como o 18º PIB municipal do Brasil; o 10 º da Região Sudeste e o 7° maior PIB municipal do Estado de São Paulo.

Outra observação importante, ressaltada pelo mesmo trabalho, é o fato do PIB per capita de Jundiaí, em 2013 (R$92.970,39), ter sido superior ao de todas as capitais do país. Percentualmente, o PIB per capita de Jundiaí em 2013 foi 251% maior que o índice brasileiro, e 137% maior que o índice do Estado de São Paulo.

A força do segmento Comércio/Serviços também foi destacada pelo mesmo estudo: 7ª colocada no ranking paulista do PIB municipal geral e 7ª posição no quesito PIB setorial Comércio/Serviços. No PIB setorial Indústria ocupa a 5ª posição no Estado, evidenciando saudável equilíbrio entre os diversos segmentos econômicos na geração da riqueza local.

É importante considerar também os resultados apurados pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), em 2015 (com dados de 2013), que colocam Jundiaí como o segundo melhor município médio brasileiro (mais de 300 mil habitantes) em termos de desenvolvimento, a partir da consideração de indicadores de renda, saúde e educação. A posição absolutamente destacada de Jundiaí mais uma vez consolida o posicionamento da cidade entre as primeiras do Estado de São Paulo e do Brasil quanto aos mais importantes critérios de avaliação.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/desenvolvimento-economico/vantagens/economia-pujante/