Comércio Diversificado

Sétimo maior PIB municipal do Estado de São Paulo em 2013, Jundiaí dispõe de tudo para ter um comércio forte e diversificado, e de fato tem. O PIB per capita municipal (de R$ 92.970,39, em 2013) é maior que o de qualquer das capitais do País. É 251% maior que o PIB per capita do Brasil. Segundo outro critério, o da renda per capita, Jundiaí ocupa o nono lugar no Estado de São Paulo, entre 645 municípios. Segundo o Censo 2010 (IBGE), Jundiaí teve uma renda per capita mensal de R$ 1.121,82 em 2010 (em reais de 2010), o que representa um valor 31,4% maior que a média da renda per capita do Estado como um todo.

Em termos ilustrativos, as dez maiores rendas per capita municipais do Estado, em 2010, foram (valores mensais, em Reais correntes – Censo 2010):

As dez maiores rendas per capita municipais do Estado

As dez maiores rendas per capita municipais do Estado

Para atender à demanda decorrente deste destacado rendimento, o comércio desenvolveu-se em praticamente todos os ramos. A cidade possui quatro shopping centers, nove cinemas, as principais redes de fast food, bares, restaurantes, supermercados, revendedores de veículos nacionais e importados, etc. Além do comércio de origem local, que se estende pelo centro e pelos bairros, grandes redes de atuação nacional estão instaladas na cidade (Carrefour, Extra, Pão de Açucar, Casa e Construção, Telhanorte, Casas Bahia, Ponto Frio, C&A, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Marisa, Le Postiche, World Tennis, Centauro, Livraria Siciliano, Francói, etc.). O setor é o terceiro empregador formal do Município, com 39.917 empregados, em dezembro de 2014, e 8.280 estabelecimentos, segundo a Rais (Relação Anual de informações Sociais), do Ministério do Trabalho e do Emprego.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/desenvolvimento-economico/vantagens/comercio-diversificado/