Qualidade de Vida

O melhor de dois mundos em um único lugar: conforto de cidade pequena aliado à modernidade e às facilidades de uma metrópole. Assim é Jundiaí! Embora tenha importante polo industrial, comercial e de serviços, entre os maiores do Estado de São Paulo, Jundiaí preserva sua produção agrícola na área da fruticultura (especialmente uva, morango e caqui). É sede e a maior cidade do Circuito das Frutas, consórcio intermunicipal com vocação turística e importante produção frutícola. Da área total do município, 64% é considerada área rural, 31% da qual compreende a área de tombamento da Serra do Japi. Tudo com acesso facilitado à variada oferta de bens e serviços, características próprias de uma cidade de grande porte.

Por tudo isso, Jundiaí tem uma das melhores qualidade de vida do Estado de São Paulo. É conhecida como “cidade saudável”, título conferido pela Universidade de Toronto, do Canadá. Para o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) do Estado de São Paulo, o município figura em segundo lugar, para cidades com mais de 300.000 habitantes, e o quarto lugar no ranking geral entre os 645 municípios do Estado, para o mesmo indicador.

É importante considerar também os resultados apurados pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), em 2012 (com dados de 2010), que colocam Jundiaí como o terceiro melhor município médio brasileiro (mais de 300 mil habitantes) em termos de desenvolvimento, a partir da consideração de indicadores de renda, saúde e educação.

Já no índice Paulista de Responsabilidade Social – IPRS 2008, Jundiaí fica em primeiro lugar, com a melhor média das posições nas três dimensões analisadas, entre as doze maiores economias municipais do Estado de São Paulo. As dimensões contempladas no Índice Paulista de Responsabilidade Social são: Riqueza, Educação e Longevidade.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/desenvolvimento-economico/vantagens/qualidade-de-vida/