Tudo pronto para a grande festa do Carnaval 2015

Publicada em 13/02/2015 às 12:26

Com estrutura ampliada, a avenida Prefeito Luiz Latorre está pronta para receber os desfiles das escolas de samba de Jundiaí, neste sábado (14) e domingo (15). Inspirado nos 360 anos da cidade, o tema do Carnaval 2015 é “Jundiaí 360, um giro pela nossa história”, caracterizado pela uva, Ponte Torta, Teatro Polytheama, Serra do Japi, entre outros símbolos que tornam Jundiaí única.

Este ano, nove escolas de samba participam dos desfiles, abertos pela Corte da Alegria a partir das 19h30. No sábado (14), se apresentam as escolas de samba do Grupo Especial: Arco-Íris, Leões da Hortolândia, Unidos da Zona Leste e Mocidade da Agapeama. No domingo (15), será a vez do Grupo de Acesso: União do Povo, Cai-Cai, Marujos da Zona Sul, União da Vila Rio Branco e Caprichosos de Jundiaí.

MAIS CARNAVAL
Carnaval: ônibus terão esquema especial de linhas
Feiras e varejões são boas alternativas no Carnaval
Confira o que abre e fecha em Jundiaí no período do Carnaval

Prefeitura preparou superestrutura para receber o público neste Carnaval

Prefeitura preparou superestrutura para receber o público neste Carnaval

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Cultura, montou uma superestrutura para atender o público, estimado em 40 mil pessoas. O investimento visa oferecer conforto e segurança às pessoas que forem assistir às apresentações e valorizar o trabalho das escolas de samba. No ano passado, aproximadamente 37 mil pessoas prestigiaram o Carnaval na avenida Prefeito Luiz Latorre.

“A expectativa é a de reunirmos um púbico ainda maior do que o do ano passado, por isso vamos ter uma infraestrutura maior também. Nossa meta é fazer um Carnaval impecável, que corresponda ao aumento de qualidade apresentado todos os anos pelas escolas. Queremos uma festa da família, do povo, em que a alegria seja o principal samba-enredo”, afirma o prefeito Pedro Bigardi.

Segundo o secretário de Cultura, Tércio Marinho, a estrutura foi ampliada no intuito de oferecer melhores condições ao público. “Queremos que todos possam assistir aos desfiles com a família, com conforto e segurança. Além disso, as escolas de samba têm estrutura para apresentar um belo espetáculo nesta que é a maior festa popular do Brasil.”

Neste ano, haverá arquibancadas dos dois lados da avenida. A capacidade foi ampliada, totalizando 7 mil lugares – 2 mil a mais do que no ano passado. A acessibilidade estará presente com espaço adaptado para pessoas com deficiência. A estrutura compreende 80 banheiros químicos espalhados pela avenida, sendo 10 deles com total acessibilidade.

A iluminação foi reforçada com a instalação de 36 postes de iluminação ao longo da avenida a fim de garantir o brilho das alegorias das escolas de samba e a segurança do público. Serão 300 m de passarela para a passagem das escolas, mais 100 m para concentração e outros 100 m para dispersão.

Atrás das arquibancadas ficarão os estandes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Procon e ambulatório médico. As barracas de alimentação serão concentradas em um mesmo espaço e a venda de bebidas alcóolicas será fiscalizada pela equipe da Vara da Infância e da Juventude, que contará com o apoio de 20 orientadores de público.

A segurança do evento será feita pela Polícia Militar e Guarda Municipal. Serão 70 policiais militares e 80 guardas municipais por noite fazendo o patrulhamento no local. O número de orientadores de público também será maior este ano, passando de 120 para 150 por noite. Ao todo, pelo menos 700 pessoas, entre servidores e prestadores de serviços, trabalharão nos desfiles.

Ônibus
Para aproveitar o Carnaval na avenida Prefeito Luiz Latorre, os foliões podem contar com a Tarifa Social, no domingo (15), pagando apenas R$1 no transporte público. A iniciativa criada pelo prefeito Pedro Bigardi vigora sempre no primeiro e no terceiro domingos de cada mês.

Nos dois dias de desfile, ou seja, no sábado (14) e domingo (15), a Secretaria de Transporte vai operar um esquema especial de ônibus. Haverá linhas partindo dos terminais Central, Hortolândia e Vila Arens, a partir das 18h, para a avenida Prefeito Luiz Latorre.

Ao final das apresentações, 20 ônibus sairão da Latorre (próximo à Faculdade Anhanguera) sentido bairros, com itinerários criados de acordo com a necessidade.

Interdição
Haverá interdição no sentido centro/bairro da avenida Luiz Latorre, da meia-noite de sexta (13) para sábado (14) até as 12h da segunda-feira (16), para realização de pintura do pavimento, término da implantação dos equipamentos e estruturas do desfile.

No trecho entre a ponte de acesso à Vila Hortolândia até a rotatória próximo à rodovia João Cereser, haverá uma faixa livre para circulação de veículos. Ainda será feita a interdição de área para concentração do público e veículos de segurança, a partir das 14h do sábado (14) até às 6h da segunda-feira (15), entre a rotatória próximo a Felivel até a rua Aurora Germano de Lemos, além do viaduto de ligação sob a via Anhanguera, do bairro do Retiro à avenida Luiz Latorre.

Os agentes de trânsito realizarão a escolta dos carros alegóricos na quinta-feira (12) e sexta-feira (13), a partir das 22h, com saída do Complexo Fepasa, na avenida União dos Ferroviários, até o trecho de concentração na Luiz Latorre. Assim, apenas uma faixa permanecerá livre até as 12h da segunda-feira (16).

Para auxiliar a fluidez no trânsito e garantir a segurança, a Secretaria de Transportes vai escalar cerca de 30 agentes de trânsito por noite. Além disso, nove faixas informativas serão instaladas pela região alertando sobre as interdições aos motoristas.

Apuração
As campeãs do Carnaval 2015 serão conhecidas na segunda-feira (16), às 13h, no auditório Elis Regina, no Complexo Argos. Um corpo de 10 jurados, formado por especialistas em Carnaval selecionados pelas ligas carnavalescas de Jundiaí, vão avaliar os quesitos fantasia, alegoria, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, bateria, enredo, samba enredo, conjunto, harmonia e evolução, bateria, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, melodia, comissão de frente, alegorias e adereços, fantasias, letra, evolução e enredo.

Viviane Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/13/esta-tudo-pronto-para-o-carnaval-2015/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original