Educação: Como impor limites às crianças?

Publicada em 17/06/2013 às 18:12

Quem nunca viu uma criança esperneando, gritando, chutando e xingando os pais em algum lugar público e por um motivo aparentemente fútil? Muitos pais enfrentam estes problemas com as crianças. Com objetivo de dar dicas para pais, avós, babás e professores, o psicólogo clínico Sidinei Rolin realizou uma palestra na Biblioteca Municipal Nelson Foot, no fim de semana, com o tema “Como impor limites às crianças?”. Rolim é especialista em terapia infantil, formado pela Universidade de São Paulo.

Mais
10 passos para lidar com a birra da criança

Ao falar da necessidade de se impor limites para as crianças, Rolim argumenta que “não podemos fazer tudo que desejamos, ou podemos? Não podemos. Temos limites e leis que temos que respeitar. Às vezes tentamos burlar as leis, mas seremos punidos.” Ele explica: “ As crianças não são diferentes. Temos que ensinar a elas os limites, o que é certo e o que é errado. Os limites dão segurança a elas.”

Pais, avós e professores acompanharam a palestra

Pais, avós e professores acompanharam a palestra

Rolim explica que cabe aos pais impor os limites às crianças.

“Os limites dentro de casa não devem estar embasados no humor dos pais. Se os pais estão de bom humor a criança pode fazer tal coisa, se os pais estão de mau humor não podem. A ordem precisa ser a mesma em qualquer situação e a postura dos pais deve ser copiada também pelos avós, tios e cuidadores.”

De acordo com o psicólogo, o ponto mais importante com as crianças é a comunicação e não se deve colocar muitas regras. “Devemos começar a ensinar regras para as crianças a partir dos 3 anos. Bastam quatro ou cinco regras e pequenas responsabilidades, como guardar brinquedos, escovar os dentes e os pais não devem ceder diante de choro e outras artimanhas usadas pelas criança.”

Sidinei Rolim, especialista em terapia infantil

Sidinei Rolim, especialista em terapia infantil

Finalmente, Sidinei Rolim chamou a atenção dos pais para que prestem atenção, principalmente, quando os filhos fazem coisas boas. “Deve-se valorizar e elogiar e não reclamar tanto quando ela faz errado, pois isso reforça a parte negativa.”

E concluiu: “Não se deve criar rótulo para a criança, como ‘você é mal-educado’. Se o pai reclama sempre que o filho é teimoso, ele vai ser teimoso.”

Por Rosana Pagano
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/17/educacao-como-impor-limites-as-criancas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original