Nas aulas do Fundo Social, o recomeço de Maria

Publicada em 28/11/2013 às 15:16

As aulas de confecção de bolsas no Fundo Social de Solidariedade (Funss) representam um recomeço para a aposentada Maria José de Souza, 76 anos. A mulher, que passou por momentos difíceis nos últimos anos, encontrou na atividade a chance de fugir da depressão e reabrir as janelas da vida.

MAIS
Projeto Mulheres em Ação será neste sábado (30)

Aulas no Fundo Social ajudam Maria reencontrar a felicidade

Aulas no Fundo Social ajudam Maria reencontrar a felicidade

A simpática senhora, que se emociona ao falar das coisas pelas quais passou, é uma das 80 alunas das oficinas gratuitas de moda do Funss. Ela conta que assim que soube das inscrições, correu para participar. “Eu ficava muito em casa e precisava distrair a mente. Minha vida não foi fácil nos últimos anos. Perdi pessoas muito queridas, como um neto. Além disso, há 2 anos o meu filho faleceu”, conta. E, como não bastasse tanto sofrimento, há 2 meses o marido de Maria sofreu um AVC. “Ele parou de falar. Por isso, estou ensinando a ele como fazer as coisas, como se fosse criança”.

Apesar de tudo, Maria olha a vida com esperança e persevera para superar tantas dores. “Fazer algo diferente faz com que eu fique mais animada. Para mim, está sendo uma nova chance. Sair de casa dá uma ‘clareada’ na mente. Me faz ter mais força”, comenta ela, que pretende comercializar as bolsas que está aprendendo a fazer nas aulas. “Quero incrementar a renda em casa. Meu marido não pode mais trabalhar e eu sou aposentada. É um jeito de viver melhor e fazer o que gosto”, explica.

Maria conta que não sabia costurar antes de entrar no curso. “Estou aprendendo aos poucos. A professora (Ana Luíza) é ótima. Além disso, minhas companheiras de aula são muito animadas.”

Lição de vida
Entre a confecção de uma bolsa e outra nas aulas, a aposentada dá uma lição. “Todos precisam aproveitar o tempo, sem se importar com a idade que têm. Além de fazer o curso, cuido de seis netos no período da tarde. Isso é a prova de que, independentemente do que a gente passa na vida, é possível se levantar. Sei que a minha experiência pode servir como exemplo para quem passa por coisas ruins”.

As alegrias, tristezas e surpresas da vida, Maria está passando a limpo, no papel, à moda antiga. A aposentada está escrevendo um livro, que já tem o título escolhido: ‘O Primeiro Choro da Vida. E o último suspiro da morte’.

O nome não foi escolhido à toa. Segundo ela, é dedicado ao irmão que perdeu,. “Quando ele nasceu, do choro dele. Depois disso, ele cresceu, ficou moço. No entanto, foi vítima de um câncer. Quando fui ao hospital visitá-lo, ele estava dando o último suspiro. Para mim, isso foi muito marcante”.

Ela conta que o livro ainda vai demorar a ser concluído. “Falta muita coisa. Estou escrevendo há dois anos e ainda tenho muita coisa para contar.” Maria já adianta que não tem só história triste para incluir na obra. “Tem muita coisa boa. E o curso no Fundo Social é um capítulo feliz da minha vida”.

Por Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/28/nas-aulas-do-fundo-social-o-recomeco-de-maria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original