Resíduos Sólidos: Servidores iniciam pesquisa de campo

Publicada em 20/03/2014 às 18:04

Como continuação da parceria Brasil-Alemanha, por meio do programa NoPa (Novas Parcerias), nesta quinta-feira (20), 15 servidores da secretaria de Serviços Públicos receberam o certificado do workshop sobre tratamento de resíduos sólidos, realizado no início de março, na PUC do Rio de Janeiro.

MAIS
Jundiaí terá campanha de descarte consciente

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, a ideia é atender o que recomenda a Política Nacional de Resíduos Sólidos, para a qual todos os municípios brasileiros devem se adequar até agosto de 2014. “O jeito como o Brasil trata os resíduos mudará muito, a partir dessa data estipulada pelo Governo Federal. Estamos nos antecipando, preparando nossos servidores e o município.”

Servidores recebem certificado: tratamento de resíduos

Servidores recebem certificado: tratamento de resíduos

Esses profissionais capacitados nesta fase inicial serão agentes multiplicadores na secretaria. “É uma carga grande de informações. Esse curso foi a primeira etapa de um grande ciclo de palestras, workshops e capacitações. A nossa ideia é de que todas as pessoas da secretaria entendam e saibam o que está acontecendo com relação à nova política”, conta o secretário.

Trabalho de campo
Ainda no encontro, foi iniciado o segundo módulo do curso, dessa vez com os professores da Universidade de Braunschweig, da Alemanha. O módulo será dividido em etapas, com duração de 12 meses. Neste primeiro momento, uma pesquisa de campo será aplicada em cerca de 500 indústrias e comércios da cidade, para analisar os resíduos sólidos gerados.

“Analisaremos as características dos resíduos emitidos por esses grandes geradores e qual o potencial energético que podem se transformar. Além do diagnóstico, eles serão convidados a cooperar com a Prefeitura no novo sistema de gestão dos resíduos sólidos”, explica a coordenadora da Universidade Técnica de Braunschweig, Christiane Pereira.

O secretário lembrou a parceria entre Jundiaí e o governo alemão, que vai financiar R$ 620 mil para diagnosticar e implantar o melhor projeto de tratamento mecânico-biológico na cidade.

O recurso prevê um laboratório no Geresol (Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) para testes de fermentação e compostagem. “A instalação deve ocorrer entre os meses de maio e junho. A estrutura já está sendo preparada para receber a equipe e os equipamentos.”

A verba oferecida prevê ainda laboratórios para estudos dos resíduos sólidos no Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta), que serão utilizados nas próximas etapas do projeto.

Luiza Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/20/residuos-solidos-servidores-iniciam-pesquisa-de-campo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original