Novo Parque muda área degradada em espaço de lazer

Publicada em 26/06/2014 às 18:44

O novo parque de Jundiaí, na rua Uva Niagara, no Morada das Vinhas, é um dos resultados das redes territoriais, também chamadas de redes sociais, e que hoje estão presentes em diversas regiões da cidade, por meio da organização e trabalho conjunto da comunidade, escolas, associação de moradores entre outros. As obras já começaram e neste sábado (28) a Prefeitura fará a primeira ação no local em parceria com a comunidade.

“Do ponto de vista da saúde, essa medida valoriza o meio ambiente e equilibra a implantação original dos conjuntos habitacionais, sem opções de lazer individual ou coletivo, o que provoca isolamento social e surgimento de problemas como depressão e doenças crônicas, que detectamos no atendimento da comunidade”, comenta Simone Pittori, agente comunitária de saúde da UBS Morada das Vinhas.

LEIA TAMBÉM
Avançam drenagem e pavimentação no Guanabara
Centro de Odontologia avalia satisfação dos usuários do serviço

Vista do local: comunidade e governo, juntos, por mais qualidade de vida

Vista do local: comunidade e governo, juntos, por mais qualidade de vida

Simone foi uma das defensoras do projeto na rede social, que envolve representantes de escolas, unidades de saúde, associações comunitárias, técnicos de habitação, centros de assistência social, entidades e outros na região do Morada das vinhas, do Cecap, do Parque Centenário e do Vista Alegre.

De acordo com o secretário Aguinaldo Leite, de Serviços Públicos, as sugestões da comunidade foram fundamentais para o projeto. Além de pista de caminhada, mesa para jogos, academia ao ar livre, parque infantil, iluminação, paisagismo e ecoponto, está em estudo a criação de um campo de malha no parque.

Aguinaldo e Cristiano mostram o muro em preparação para painel de grafite

Aguinaldo e Cristiano mostram o muro em preparação para painel de grafite

Outro destaque do novo parque é a transformação de um muro com 5 mil m² em uma das maiores exposições de grafite ao ar livre no mundo.

“É uma alegria ver uma área que era sinônimo de insegurança e abandono ser transformada em um aparelho ecológico de lazer, cultura e esportes. Vamos envolver os artistas de grafite nessa grande obra a céu aberto que torna o projeto do parque ainda mais vivo”, afirma o secretário Cristiano Guimarães, de Comunicação Social.

Neste sábado (28), será realizada a primeira atividade envolvendo o novo parque e a população, a partir das 8h30. Os participantes farão uma caminhada, na qual, com a colaboração da população, serão coletados os resíduos da área entre a Emeb Antônio Adelino Marques da Silva e a avenida André Costa.

O evento vai contar ainda com a Caravana da Alegria, da Secretaria de Esportes e Lazer, marcada por brinquedos infláveis e atrações para as crianças, e com atrações organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura.

Rede social
A rede territorial (ou social) dessa região é uma das diversas redes em atuação na cidade, fomentadas em grande parte pela unidade local do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) como acontece também na Vila Ana, no Novo Horizonte, no Jardim Tamoio, no Jardim São Camilo e diversas outras regiões.

Em março, essa dinâmica da cidade foi destacada na 4ª Mostra Nacional de Experiências de Atenção Básica e Saúde da Família por um exemplo de caso levado pela Secretaria de Saúde com a cirurgiã-dentista Ana Cláudia Sanchez, da unidade USF Vila Ana, chamado “Construindo Processos Coletivos”.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/26/novo-parque-muda-area-degradada-em-espaco-de-lazer/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original