Seminário debate ações da Prefeitura voltadas à população idosa – ações por pasta

Publicada em 25/11/2014 às 19:09

Política transversal
O secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura, Cristiano Guimarães, fez uso da palavra antes dos representantes das secretarias. Ele ressaltou o papel importante que as coordenadorias, como a do Idoso, têm no sentido de estimular o governo a fazer políticas públicas.

“Foi isso que idealizou o prefeito Pedro Bigardi quando resolveu criar as coordenadorias. Elas são as responsáveis pelo que chamamos de política transversal”, disse. Segundo Cristiano, todas as secretarias têm ações voltadas a determinados segmentos e as coordenadorias trabalham no sentido de aglutinar todas elas.

O responsável pela Promotoria da Pessoa Idosa, Flamínio Silveira do Amaral Júnior, fez questão de participar do evento e ressaltar que o papel do Judiciário também é o da interação, do trabalho em rede. “Hoje não tenho só o dever legal da função, mas o prazer de realizar o que faço”, comentou.

Esporte e lazer
Iniciando as exposições sobre as ações de cada secretaria, o primeiro a falar foi o secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes. Ele mostrou como a frequência dos idosos nos centros esportivos tem crescido nos últimos anos, com o aumento da oferta de atividades que conduzem à melhora na qualidade de vida. “São esportes de participação e inclusão, ginástica corporal, esportes adaptados e natação, apenas para exemplificar”, disse.

Educação
Maria Irene Cassolli David, representando a Secretaria de Educação, explicou que as escolas da rede municipal já contemplam os idosos nos projetos político-pedagógicos. “No trabalho com nosso público, formado por crianças de 0 a 14 anos, passamos o idoso de sujeito assistido para idoso ativo e isso se traduz em diversas ações, realizadas durante todo o ano”, disse. Além disso, outros programas da Secretaria de Educação contam com uma participação expressiva dos idosos, Só no curso de línguas, são 162 com idade acima dos 60 anos. Nos cursos de informática, são 555 alunos que já passaram dos 60.

Guarda Municipal
O subinspetor Denis Fernando Berni destacou que a corporação não é mera coadjuvante no processo. “A partir deste ano, somos membros do Conselho do Idoso”, destacou. Segundo ele, a presença da GM na garantia e proteção dos direitos dos idosos vai muito além. E citou, dentre outras ações, o curso realizado em parceria com a Associação dos Aposentados de Jundiaí, de orientação e defesa pessoal para pessoas idosas; a campanha de conscientização da violência contra os idosos; e a publicação de panfletos com dicas de segurança para idosos, em casa e nas ruas.

Fumas
Acessibilidade e direitos à moradia têm sido garantidos pela Fundação Municipal de Ação Social aos idosos de Jundiaí. Lucilena Rodrigues, diretora de Ação Social, explicou que os projetos de habitação de interesse social reservam 3% para idosos. Além disso, há preocupação de promover todas as adaptações necessárias em projetos já consumados, de maneira a garantir a acessibilidade aos idosos.

Procon
O Procon, por si só, já contempla no trabalho uma atenção especial ao público idoso. Mas em Jundiaí isso vem sendo reforçado, com diversas outras iniciativas. O coordenador, Adílton Garcia, explicou que a prevenção tem sido o foco maior nessas ações, com palestra sobre os riscos das relações com o comércio em geral. “Podemos citar os planos de saúde, os empréstimos consignados e até tentativas de golpes contra eles. As palestras visam esclarecer o que é certo e o que pode ser um problema para eles”, contou o coordenador.

Saúde
A coordenadora de clínica médica da Secretaria de Saúde, Amara Levy Pinheiro, demonstrou como os serviços de saúde do município estão presentes em grande parte no cotidiano dos idosos. Nas Unidades Básicas de Saúde ou nas Unidades de Saúde da Família, existem diversos programas que cuidam dos idosos, seja na área da prevenção ou combate a doenças. “Até mesmo a saúde bucal faz parte dos atendimentos. Hoje são 27 mil idosos fazendo tratamento odontológico em 28 das nossas UBSs”, exemplificou.

Semads
Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Rita de Cássia Marchiore, demandaria reproduzir as falas dos representantes dos serviços articulados com a secretaria, então, o destaque foi para a base legal da forma de agir. Ela destacou a legislação que dá suporte e organização de ação social com idosos conforme a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) de dezembro de 1993. E ainda lembrou do artigo 16 da lei que cria o conselho nacional, os estaduais, do Distrito Federal e os conselhos locais. “Em Jundiaí, nossa ação é em conjunto com o Comdipi, o que valoriza as decisões e agiliza os processos de trabalho”, afirma.

Alcir de Oliveira

Acompanhe a reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/25/seminario-debate-acoes-da-prefeitura-voltadas-a-populacao-idosa-acoes-por-pasta/