Defesa Civil amplia vigilância com Operação Estiagem

Publicada em 03/05/2016 às 14:45

Com a Operação Estiagem em vigor desde domingo (1º) em todo o Estado de São Paulo, a Defesa Civil de Jundiaí volta às atenções para dois conhecidos vilões: a baixa umidade do ar, provocada pela menor frequência de chuva, e a maior incidência de focos de incêndio em virtude da seca.

A coordenadora de Orçamento da Defesa Civil, Juliana Salvia Mazzei Segala, diz que prejuízos ambientais são preocupantes nesta época do ano por conta do fogo em matas e florestas, com atenção especial para a Serra do Japi, mas faz um alerta especial sobre os riscos que a baixa umidade do ar pode trazer à saúde.

“Geralmente acontece o aumento de casos de doenças respiratórias e, por isso, é necessário que as pessoas fiquem atentas ao índice diário da umidade relativa do ar”, diz Juliana.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí recebe novo lote de vacinas contra gripe
Primeira-dama lança Campanha de Inverno 2016
‘Maio Amarelo’: Prefeitura inicia ações no trânsito
Defesa Civil acompanha alunos da Unicamp em aula de campo no Tamoio

Focos de incêndio têm maior incidência durante o período de estiagem, que só termina em outubro

Focos de incêndio têm maior incidência durante o período de estiagem, que só termina em outubro

Entre os cuidados com a saúde, é recomendado o consumo de muita água, evitar objetos que acumulem poeira, como tapetes e bichos de pelúcia, limpar os olhos com algodão e água esterilizada para evitar irritações e evitar fazer exercícios físicos quando o ar estiver seco.

Juliana Mazzei informou que a umidade relativa do ar tem de estar acima de 60% para ser ideal. De 60 a 30% é considerada normal. Abaixo de 30%, o Município entra em estado de atenção. A situação se complica quando a umidade relativa do ar atinge entre 19% e 12%, índice em que é decretado estado de alerta. Abaixo de 12%, anuncia-se emergência.

Outra preocupação é com os incêndios. Antes mesmo da implantação oficial da Operação Estiagem, a Defesa Civil já esteve em ação para conter focos de incêndio na cidade. “Foram oito atendimentos só em abril”, diz Juliana.

A Defesa Civil orienta para que os proprietários dos terrenos particulares limpem seus terrenos e retirem os entulhos e que as pessoas evitem soltar balões e bitucas de cigarro.

Ivan Lopes
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/03/defesa-civil-amplia-vigilancia-com-operacao-estiagem/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original