Entrega de certificação marca encerramento de fase do programa Tecido Solidário

Publicada em 17/06/2021 às 08:54

Foram 160 horas de aulas no Curso de Costura Industrial, promovido numa parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, Sesc, Fundo Social de Solidariedade (Funss) e Senai, para a capacitação de 16 mulheres do Complexo Fepasa, que nesta quarta-feira (16), recebem a certificação de conclusão de curso. Além do conhecimento, a atividade gerou renda ainda durante a aprendizagem, a partir do projeto Tecido Solidário, que realizou cerimônia de encerramento no Sesc Jundiaí.

Samaritana Toscano Fonseca foi uma das alunas do projeto e definiu a experiência com uma palavra, gratidão. “Gratidão pelo conhecimento que eu recebi e que me ajudou. Eu aprendi a fazer máscaras que me geraram renda, máscaras para proteger minha família e ainda tive a oportunidade de participar da ação de confecção dos aventais e ajudar em meio a toda essa pandemia”, contou Samaritana.

Tecido Solidário é um projeto do Sesc, lançado em 2020 e que iniciou com a costura de máscaras de tecido. Nesta fase, o projeto, numa parceria que envolve a sociedade, organizações e administração municipal (Prefeitura de Jundiaí, o Sesc e SENAI, com a articulação da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) e a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), promoveram a capacitação, a geração de renda e o apoio em ações de enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus. 

Samaritana definiu a experiência no projeto como gratificante

Ao todo, o projeto costurou 5,5 mil aventais. O tecido utilizado para a costura é proveniente de doação da empresa Santa Angela Urbanização e Construções Ltda e já foi, anteriormente, cortado, em forma de avental pela empresa Liz. O transporte do tecido doado até Jundiaí foi realizado, também como doação, pela empresa Tombini & Cia Ltda.

“Para o Sesc, o projeto Tecido Solidário é um exemplo vivo do compromisso social e educativo que a instituição assume e difunde. A iniciativa realizada em conjunto com as fundamentais parcerias foi um sucesso ao propiciar numa ponta mulheres preparadas para gerar renda para suas famílias num contexto difícil de pandemia e, na outra, agentes de saúde podendo acessar um número maior de aventais para trabalhar com mais segurança”, avalia Celina Tamashiro, gerente do Sesc Jundiaí.

De acordo com o prefeito Luiz Fernando Machado, a parceria com instituições organizadas e a sociedade civil, tem sido destaque no município. “Hoje celebramos o resultado da parceria das iniciativas realizadas em parceria entre sociedade civil e administração pública. A formação capacita as mulheres para a geração de renda e estimula a economia criativa, exatamente neste período da pandemia. O conhecimento e a formação incentivam o protagonismo”, detalha.

A partir do projeto, as mulheres confeccionaram 5,5 mil aventais de TNT que foram destinados para os equipamentos de Saúde de Jundiaí que realizam atendimento para pessoas com suspeita de COVID-19. “Os aventais são equipamentos de proteção para os profissionais de Saúde no atendimento à população. O projeto garantiu à força de trabalho de Jundiaí a proteção do EPI”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera. 

Alunas participaram de 160 horas/aula do projeto Tecido Solidário

“Com esta iniciativa, todos ganharam: as mulheres, que aprenderam um novo ofício e, a partir dele, poderão gerar renda; e os profissionais da Saúde, com novos aventais de proteção. União de vontades que contribuiu no fortalecimento das famílias que vivem em nossa cidade”, afirmou Vanessa Machado, presidente do Funss.

Ao todo, o projeto forma 16 mulheres. Todas são moradoras do bairro Jardim Fepasa e que participam do curso ‘Costureiro de Máquina Reta e Overloque”, com turmas reduzidas e 160 horas de duração, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), nas dependências do Funss. “O Senai tem como missão a formação de pessoas para o mercado de trabalho. No caso do curso de costura, as participantes têm a oportunidade de ingressar em empresas de vestuário ou iniciar seu próprio negócio. Parcerias como essa realizada com a Prefeitura ainda tem o aspecto de solidariedade, da questão humanitária com confecção dos aventais. Aproveito para destacar a visão do governo municipal em tratar de fato o ser humano na ponta e na essência da sua necessidade”, explica Fábio Carrion, diretor das unidades de Jundiaí e Itatiba.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/06/17/entrega-de-certificacao-marca-encerramento-de-fase-do-programa-tecido-solidario/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original