Cia. Jovem traz em seu elenco bailarinos premiados em outras edições do Enredança

Publicada em 20/04/2023 às 15:45

A Cia. Jovem de Dança tem marcado sua presença no 25º Enredança, levando a apresentação de suas coreografias ao público que vai ao Teatro Polytheama para acompanhar a Mostra Competitiva do festival. No entanto, não são só a participação e a Dança que unem a companhia e o festival.

Em seu elenco para a temporada 2023, três dos bailarinos do corpo artístico municipal, ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), já participaram e foram vencedores em categorias e com coreografias de edições anteriores do festival. Entre eles estão os bailarinos Bia do Bem (24 anos), Maria Eduarda Castro (19) e Gean Marcos (22).

“Os corpos municipais cumprem não só o seu papel de produção em excelência de trabalhos em suas respectivas linguagens artísticas, como também a formação destes jovens talentos. Essa é a tônica que vemos na companhia de Dança, que, desde a sua retomada, em 2018, já traz em seu nome o seu perfil de ser um grupo jovem”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que ressaltou o perfil jovens nos demais corpos, incluindo a Orquestra Sinfônica Municipal, que desde o ano passado conta com um núcleo jovem de músicos bolsistas.

Gean, Maria Eduarda e Bia: premiados no festival, bailarinos hoje integram o corpo municipal de Dança

Bia levou o 1º lugar no Solo Adulto de Estilo Livre da edição do Enredança do ano passado. “Inscrevi-me no festival como bailarina independente, com um trabalho com veia contemporânea, e fiz todos os meus ensaios por conta. E foi uma oportunidade única, de me mostrar no palco e ser vista, inclusive pelo Alex Soares, diretor artístico da companhia e que era um dos jurados na ocasião. Ser artista na realidade do País significa lutar sempre por valorização. Felizmente, Jundiaí é uma exceção, pois nos abre esta porta e traz estabilidade e oportunidade para nós, jovens bailarinos, em busca da profissionalização”, comentou a bailarina, em sua primeira temporada na companhia.

Maria Eduarda ganhou como melhor bailarina, com um solo que apresentou na edição do ano passado. “Participar de festivais como Enredança é muito importante, pois permite ao jovem bailarino dividir o palco com profissionais renomados, além de lançar o holofote e tornar conhecidos os nossos rostos”. E complementa, sobre fazer parte da companhia nesta temporada. “Sinto-me agraciada por esta oportunidade”.

Já Gean com um solo de Jazz na categoria adulto, ficou em segundo lugar na edição de 2019. “Eu participo do festival desde a sua retomada, em 2017, inclusive das edições on-line durante a pandemia. Quando fui premiado, o Alex era um dos jurados e me elogiou. Na ocasião fiquei muito feliz, pois conhecia a companhia e, hoje, posso dizer que me sinto grato e realizado em fazer parte dela. Na minha idade, poder trabalhar com dança e na cidade em que nasci é a realidade de poucas pessoas”.

Grupo tem rotina de aulas e ensaios no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa)

Premiada pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), a Cia. Jovem de Dança tem a direção artística de Alex Soares e, durante o Enredança, apresenta coreografias inteiras ou trechos de “Instagrimm”, “Entre o Corpo e o Azul”, “Clássicos em Movimento” e “P.A.Q.U.I.T.A. – Passos aleatórios que um impulso te apresenta”.

Mais Enredança
Pela Mostra Paralela, as apresentações seguem até este sábado (22), sempre a partir das 14h, no Maxi Shopping, um dos patrocinadores do festival. Já pela Mostra Competitiva, o Teatro Polytheama recebe apresentações sempre no período noturno, com a Noite de Gala de premiações no domingo (23).

A programação completa pode ser conferida no site do festival.

Na primeira noite da Competitiva desta edição do Enredança, no último sábado (15), grupo apresentou a coreografia “Instagrimm”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/20/cia-jovem-traz-em-seu-elenco-bailarinos-premiados-em-outras-edicoes-do-enredanca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original