Jundiaí tem espaços adequados para amamentação

Publicada em 13/08/2023 às 08:00

Como manter a oferta do leite materno para os bebês após o retorno ao trabalho? Essa indagação vem sendo respondida, tanto pelo setor público quanto privado de Jundiaí, Cidade das Crianças, com o estímulo na oferta de espaços adequados para as mamães coletarem e também ofertarem o melhor alimento para seus filhos. Durante o mês, denominado ‘Agosto Dourado’, neste ano, além de ressaltar a importância da amamentação e segurança alimentar, a importância do respaldo das instituições para que as mulheres possam retornar ao trabalho mantendo a amamentação faz parte da temática trabalhada.

Em Jundiaí, Cidade das Crianças, nos prédios e espaços públicos, desde 2017, as áreas de amamentação e coleta de leite estão sendo implementadas e incentivadas. “As políticas públicas para o desenvolvimento de uma infância saudável englobam todos os setores, inclusive o apoio e estímulo para que as mulheres possam ter tranquilidade para o retorno ao trabalho no pós-parto. A criação de espaços adequados faz parte das iniciativas desenvolvidas pela gestão em todos os espaços públicos”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, lembrando que os espaços como a Fábrica das Infâncias Japy, Mundo das Crianças e Espaço Expressa, além do Paço Municipal, Unidades Básicas de Saúde e Escolas Municipais, contam com área específica.

Cantinho da Amamentação na Clínica da Família da Hortolândia; equipamentos públicos contam com espaço

De acordo com a coordenadora articuladora Regional do Comitê do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância e integrante do Grupo de Trabalho da Infância na Prefeitura de Jundiaí, Gerusa Moura, os espaços adequados estimulam a manutenção da amamentação. “O conforto e a tranquilidade na hora da ordenha ou da amamentação fazem a diferença para a mãe e para a criança. O leite materno é o principal alimento para os bebês e garantir a sua oferta faz parte da segurança alimentar”, ressalta.

Privados

Astra implementou espaço de lactação na empresa

Alessandra Reia trabalha no setor financeiro da Astra, em Jundiaí, que conta com sala de lactação desde 2020. “A sala de amamentação me ajudou muito, pois lá tinha acesso a todos os recursos necessários para fazer a extração e armazenamento do leite. Voltei a trabalhar quando meu filho completou cinco meses. Ia diariamente extrair o leite e assim consegui manter a produção para seguir com a amamentação até a recomendação médica, que era até os 2 anos. Meu filho está com 2 anos e 9 meses e ainda mama! Acredito que ter a sala disponível na empresa foi uma grande ajuda para atingir esse objetivo”, detalhou.

“O aleitamento materno é um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa, sendo de mais fácil digestão. Além de alimentar o bebê, o leite materno possui anticorpos que o protegem contra diversas doenças”, reforça a responsável pela Sala de Lactação da empresa, Fernanda Cunha. Na empresa, das 45 mulheres que retornaram da licença maternidade neste período, 20 utilizaram o espaço.

Mais recentemente implantado, no site da CCR AutoBan de Jundiaí, o lactário está em operação há seis meses. Com frigobar, poltrona e ambiente aconchegante, quatro mulheres fazem uso do espaço.

Rebeca de Carvalho Crema é agente administrativo na CCR Autoban e usa o lactário da concessionária

Rebeca de Carvalho Crema é agente administrativo na concessionária e retornou ao trabalho após a maternidade com tranquilidade. “Me sinto em casa! Eu sinto que eu trago um pouco da minha casa para esse ambiente que é o lactário, e manter um pouco do meu relacionamento com a minha filha aqui na empresa é fundamental. A CCR AutoBAn pensa além do ambiente de trabalho”, elogia.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação e Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/13/jundiai-tem-espacos-adequados-para-amamentacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original