Jundiaí atua para diagnóstico e tratamento da diabetes

Publicada em 13/11/2023 às 18:00

Para reforçar a importância sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença, nesta terça-feira (14), é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. Nas Américas, segundo dados do relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), são pelo menos 62 milhões de pessoas diagnosticadas. No Brasil, são mais de 16,8 milhões de casos entre adultos, o que coloca no país como o quinto maior em incidência no mundo.

“O diabetes é uma doença crônica e complexa. É um defeito na ação ou produção da insulina, hormônio responsável por regular os níveis de açúcar no sangue. Outra complicação é que é silenciosa e, muitas vezes, dá sinais apenas quando órgãos e funções já estão comprometidos”, explica a enfermeira educadora em diabetes pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Maria Gabriela Bortotto.

Entre as ações realizadas pela UGPS, estão as atividades coletivas para orientação sobre a doença

Em Jundiaí, estima-se que cerca de 30,5 mil pessoas têm diabetes. Desse total, em torno de 14 mil são insulino-dependentes e realizam tratamento na rede pública de saúde. Desde 2007, A rede municipal de saúde conta com o Programa de Assistência à Pessoa com Diabetes, implementado pela UGPS e considerado referência nacional, sendo reconhecido pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Além dos cuidados, que incluem exames, consultas com a equipe de saúde, acompanhamento especializado para os casos de maior gravidade nos ambulatórios, monitoramento das complicações com avaliação de pé diabético, consultas oftalmológicas, exames de função renal e cardiovascular, e entrega de insumos, são ofertadas atividades coletivas com equipe multiprofissional.

“Agimos para diagnóstico, inclusive com busca ativa em pacientes com fatores de risco como pressão alta, colesterol alto, histórico familiar da doença, sobrepeso e tabagismo, e no controle da doença, tendo como foco a mudança de hábitos, com adoção de estilo de vida saudável. Em todos os territórios são ofertadas práticas de atividade física, práticas integrativas e grupos educativos. Basta o paciente buscar seu equipamento de referência para participar das ações”, enfatiza Maria Gabriela.

Rede realiza monitoramento das complicações com avaliação de pé diabético

Jundiaí também oferta um trabalho diferenciado para as crianças aprenderem os cuidados necessários para lidar com a doença, por meio de brinquedos terapêuticos desenvolvidos pela ADJ Diabetes Brasil. As equipes da saúde ainda atuam junto às escolas municipais, capacitando os educadores em palestras para o suporte ao aluno diabético.

“O trabalho é bem amplo e o cuidado é de maneira integral. É fundamental incorporar cuidados na rotina que vão além do uso correto dos medicamentos e, assim, conviver com a doença e evitar as complicações”, acrescenta a enfermeira.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/13/jundiai-atua-para-diagnostico-e-tratamento-da-diabetes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original