Andrey Guaianá Zignnatto abre a temporada 2024 de exposições na Pinacoteca

Publicada em 10/01/2024 às 11:07

Com a mostra do artista jundiaiense Andrey Guaianá Zignnatto, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, abre na próxima sexta-feira, dia 12, às 10h, a temporada 2024 de exposições.

“CO YBY ORÉ RETAMA” que na língua Guarani M’bya significa “Essa Terra é o Nosso Lugar” é uma exposição inédita do artista, onde será apresentado ao público um conjunto de 10 trabalhos, produzidos em diversas plataformas como escultura, instalação, performance, vídeo arte, objetos, pintura, fotografia, e tem curadoria assinada por Sandra Ará Reté Benites, e produção de Ellen Navarro.

A exposição já foi realizada no Museu da Cidade de São Paulo – Solar da Marquesa de Santos em 2021-22, projeto que recebeu apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa – PROAC 2020, e em 2022 foi contemplado novamente com apoio da instituição com outro prêmio para nova realização, agora na Pinacoteca Municipal de Jundiaí.

Artista jundiaiense abre temporada do ano na Pinacoteca de Jundiaí

Os assuntos abordados nos trabalhos desta exposição são, segundo o artista, uma forma de equalizar os elementos da sociedade urbana moderna com elementos das culturas indígenas dos povos ao qual o artista pertence. “O museu que realizou a primeira exposição deste projeto, o Museu Solar da Marquesa de Santos, localizado no centro da cidade de São Paulo, é o exato local onde antigamente existiu uma das aldeias mais importantes do povo Dofurêm Guaianá. Desta forma, a exposição é uma forma de reabitar e demarcar poeticamente estes locais como território de seu povo originário, mesmo que por um curto período de tempo”. 

Esta nova série de trabalhos do artista foi produzida a partir das memórias afetivas da época em que o artista trabalhou como pedreiro quando ainda em idade entre seus 10 e 14 anos de idade, e das memórias ancestrais de sua família indígena Guaianá e Guarani.

 ANDREY GUAIANÁ ZIGNNATTO

Artista autodidata, produtor cultural, professor de artes visuais, e ativista de projetos sociais. Nascido em 1981, natural de Jundiaí, de etnia Tupinakyía por pai, e Guarani por mãe. Trabalhou como ajudante de pedreiro dos 10 aos 14 anos de idade. As memórias afetivas desta experiência e as minhas memórias ancestrais indígenas são inspiração para o desenvolvimento poético e determinam as escolhas dos processos de minha produção artística.

A exposição poderá ser visitada até 11 de fevereiro, de terça a domingo, das 10h às 17h, com entrada gratuita. A Pinacoteca está localizada dentro do Centro Jundiaiense de Cultura, à rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro.

Assessoria de Imprensa
Fotos:Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/10/andrey-guaiana-zignnatto-abre-a-temporada-2024-de-exposicoes-na-pinacoteca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original