Promover mais saúde na cidade ampliando ações intersetoriais de promoção à vida saudável, com o uso de espaços públicos, parques e complexos esportivos, contemplando todos os ciclos de vida.

Programa de Governo: Esporte Jundiaí

Unidade (s) Responsável (is): UGADS e UGEL

O que foi feito:

O Projeto Saúde em Movimento foi lançado em setembro de 2021, com atividades concentradas em dois Centros Esportivos. Em 2022, a administração pública municipal continuou as atividades, adaptando-as, mas mantendo a essência original para alcançar os mesmos objetivos. Neste mesmo ano, as atividades presenciais no Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Complexo Argos foram retomadas, incluindo bailes e oficinas.
Em 2023, no Parque da Cidade, foi introduzido o projeto PEAMA para TODOS – “Aprendendo a Pedalar”, uma extensão do Programa de Esporte e Atividades Motoras Adaptadas. Este projeto ocorre aos sábados, visando ensinar pessoas com ou sem deficiência a andar de bicicleta, promovendo a autonomia nesse meio de transporte. Com 50 vagas disponíveis, o projeto é dividido em turmas de 15 alunos cada. A meta para 2024 é expandir o programa com a inclusão da modalidade náutica “Aprendendo a Velejar”.
Também em 2023, foi lançado o projeto “Esporte Jundiaí no Parque”, oferecendo atividades mensais gratuitas no Mundo das Crianças e no Parque da Cidade, abertas a toda população. Além disso, ao longo do ano foram formadas 604 turmas de esporte e atividade física em Complexos Esportivos e Unidades de Apoio na cidade, totalizando 9.004 alunos matriculados nas diferentes modalidades do Programa. Essas turmas contemplam crianças, jovens, adultos e idosos, nos departamentos de esporte adaptado, educacional e participação e formação e rendimento. 

Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.

Foi implantado o Projeto Saúde em Movimento, tendo suas atividades desenvolvidas em 2 Centros Esportivos a partir de Setembro/21. Já em 2022 o poder público municipal deu seguimento às atividades de forma ressignificada, mas nos mesmos moldes do que já eram estabelecidos, visando atingir os mesmos objetivos. Além disso, vale destacar que em 2022 foram retomadas as atividades presenciais no Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Complexo Argos, como bailes e oficinas. Em 2023 foi implantado no Parque da Cidade o projeto PEAMA para TODOS – “Aprendendo a Pedalar”, inserido dentro do PEAMA (Programa de Esporte e Atividades Motoras Adaptadas). O projeto acontece aos sábados com o objetivo de ensinar as pessoas com ou sem deficiência a andar de bicicleta. O projeto tem por objetivo proporcionar autonomia na bicicleta, em que ao encerrar o ciclo de aprendizagem, o aluno é dispensado, podendo então utilizar o aluguel de bicicleta no parque para treinar. São 50 vagas com turmas de 15 alunos cada. Para o ano de 2024, a meta é ampliar o projeto com a modalidade náutica “Aprendendo a Velejar”. Além disso, em 2023, foi implantado o projeto “Esporte Jundiaí no Parque”, com ações e atividades mensais no Mundo das Crianças e Parque da Cidade, gratuito e aberto a toda população. Também foram formadas 604 turmas de esporte e atividade física nos Complexos Esportivos e Unidades de Apoio na cidade, totalizando 9.004 alunos matriculados nas turmas do Programa Esporte Jundiaí, destinadas às crianças, jovens, adultos e idosos, nos departamentos de esporte adaptado, educacional e participação e formação e rendimento.