UPA Novo Horizonte começa a se tornar realidade

Publicada em 18/06/2013 às 19:25

A Prefeitura de Jundiaí abriu a concorrência para a construção da primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento), entre as quatro aprovadas junto ao Governo Federal, no bairro Jardim Novo Horizonte. As empresas interessadas em construir a unidade, com 2,6 mil m², podem fazer a inscrição até o dia 23 de julho no portal da administração ou no quarto andar do Paço Municipal.

Mais
Programa contra o crack começa ser estruturado
Prefeitura promove Conferência da Igualdade Racial

“Vai ser um mini-hospital na região Oeste, que está crescendo bastante. Deverá ter, ainda, uma unidade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu)”, afirma o prefeito Pedro Bigardi.

Novo Horizonte: terreno onde será construída a primeira UPA

Novo Horizonte: terreno onde será construída a primeira UPA

Essa também vai ser a maior das quatro unidades aprovadas, com praticamente o dobro do tamanho máximo dos modelos previstos por Brasília no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para a UPA Tipo 2. Os investimentos serão de R$ 7 milhões, incluindo os equipamentos.

“Nós começamos a reestruturação do sistema com a abertura do novo Pronto Atendimento (PA Central 24 Horas), no final de março. E no início do segundo semestre devemos abrir outro PA 24 Horas, no Retiro. Mas as UPAs serão um outro marco nesse processo”, afirma o secretário Cláudio Miranda, da Saúde.

De acordo com o prefeito Pedro Bigardi, a UPA Novo Horizonte vai ser a primeira neste modelo e outras duas já estão definidas nos bairros da Ponte São João e Vila Progresso. “E teremos ainda outra para a região Norte, estamos definindo o local entre a Vila Hortolândia e o Parque Cecap”, diz.

Cláudio Miranda, Pedro Bigardi e o ministro Alexandre Padilha: mais Saúde

Cláudio Miranda, Pedro Bigardi e o ministro Alexandre Padilha: mais Saúde

A UPA Novo Horizonte deve entrar em funcionamento no início de 2014, assim como o novo Hospital Regional tem previsão também para o primeiro semestre do próximo ano, com leitos compartilhados pelas cidades da região e com agendamento prévio. Já o futuro Hospital Municipal, com mais de 300 leitos, está com o projeto aprovado e o prefeito Pedro Bigardi prevê a entrega ainda neste governo.

Mini hospital
O projeto da UPA prevê o funcionamento de consultórios de pediatria, clínica médica e ginecologia além de salas de emergência, de procedimentos e de pequenas cirurgias. Também haverá laboratório de exames e aparelhos como de radiografia e ultrassom.

Outro diferencial é a presença de leitos de internação adulta e infantil. A unidade vai contar com sala de gesso, amplas salas de espera e uma área administrativa adequada para o funcionamento 24 horas por dia. E, ainda, a presença da base móvel do Samu.

Para a Secretaria de Saúde, a nova lógica da rede de urgência e emergência que está sendo montada na cidade vai evitar que um morador tenha que atravessar a cidade para fazer inalação durante uma crise de asma. “Vai ser regionalizado. Jundiaí cresceu muito e até o ano passado tinha apenas um pronto socorro”, afirma.

A UPA vai ser construída na rua Presbítero Manoel Dias Filho, ao lado da escola municipal Parque Residencial Jundiaí. As empresas interessadas em disputar a obra podem agendar visita técnica pelo telefone (11) 4589 8471.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/18/upa-novo-horizonte-comeca-a-se-tornar-realidade/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original