Vacinação contra gripe tem esforço extra até sábado (8)

Publicada em 04/06/2013 às 17:40

Os esforços da rede de saúde em Jundiaí no cuidado com a gripe H1N1 prosseguem com intensidade total até sábado (8). As 36 unidades de saúde (UBS e PSF) existentes no município funcionarão das 8h às 17h para a vacinação dos grupos de risco – formados por crianças de 6 meses a 2 anos incompletos (estes em duas doses), idosos acima de 60 anos, mulheres puerpéreas (acabaram de ter bebês) ou gestantes e portadores de doenças crônicas com prescrição médica.

Mais
HU e FMJ realizam ciclo de palestras nesta terça-feira (4)

Maria do Carmo e Cláudio Miranda, durante reunião no Paço

Maria do Carmo e Cláudio Miranda, durante reunião no Paço

No sábado (8), o atendimento em data excepcional vai coincidir com a campanha de vacinação contra a paralisia infantil (poliomelite). As orientações foram passadas às gerentes das UBSs nesta terça-feira (4) pelo secretário de Saúde, Cláudio Miranda, e pela responsável pela Vigilância Epidemiológica, Maria dos Carmo Possidente. O encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal.

Na média geral, Jundiaí atingiu a meta de imunização estipulada pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (29), ao chegar a 81,9% de cobertura – o exigido era 80%. É preciso, no entanto, que as gestantes se conscientizem da necessidade da vacinação contra a H1N1 – foi o único dos segmentos do grupo de risco que não alcançou por completo o índice.

Mas o atendimento ao público, mesmo sem campanha, deve continuar sendo feito até a próxima sexta-feira (14), como determinado pela Secretaria Estadual de Saúde. Em 2012, a avaliação de riscos levou o governo de São Paulo a estender a vacinação até o mês de agosto.

Balanço

Em Jundiaí, o balanço da Vigilância Epidemiológica continua sendo de quatro óbitos (em portadores de doenças graves), sete altas médicas em pacientes recuperados e dois casos de internação.

A Secretaria de Saúde, entretanto, alerta para o fato de casos de óbitos de adultos vindos de cidades da Grande São Paulo, vizinhas à região da Aglomeração Urbana de Jundiaí, em hospitais da cidade.

Um desses casos recentes gerou um alerta informal em parte da mídia sobre um novo óbito. Mas a investigação de praxe sobre as causas apontou que o paciente já morava em outra cidade há 6 meses e tinha um quadro de imunidade baixa por conta de um acidente no início do ano. “Temos de ser transparentes, mas responsáveis contra o pânico indevido. As vacinas que recebemos são destinadas aos grupos de risco definidos pelo Ministério da Saúde”, explica o secretário Cláudio Miranda.

A mesma linha é adotada pelo governo estadual. “Apesar da campanha ter sido prorrogada, é muito importante que as pessoas não deixem para se vacinar na última hora. Isso porque o poder de imunização da vacina só está completo quinze dias após a vacinação. Vale esclarecer que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção.”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde.

Gerentes das unidades básicas de Saúde recebem informações

Gerentes das unidades básicas de Saúde recebem informações

Distribuição de antiviral
A orientação de São Paulo é que, além da prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe, foram distribuídas no Estado cerca de 2 milhões de doses do antiviral Oseltamivir (popularmente conhecido como Tamiflu®).

A ação faz parte do combate às síndromes virais graves, que se intensificam nessa época do ano, como a gripe influenza A (H1N1). O abastecimento do medicamento é destinado aos pacientes com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e poderá ser prescrito pelo médico responsável pelo atendimento nas unidades de saúde de cada município.

A distribuição do medicamento ocorre em versões adulta e infantil e são suficientes para prescrever 200 mil tratamentos. O objetivo é facilitar o acesso e uso adequado do medicamento.
De acordo com a Divisão de Doenças Respiratórias da secretaria, a recomendação à população é que procure o serviço de saúde mais próximo sempre que a síndrome viral caracterizar-se por um quadro de febre, tosse, dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: dores nas articulações, dores musculares ou dor de cabeça.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/04/vacinacao-contra-gripe-tem-esforco-extra-ate-sabado-8/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original