Saúde define ações de programa contra o crack

Publicada em 15/07/2013 às 19:15

O lançamento da versão municipal do programa federal “Crack, É Possível Vencer”, em agosto, vai contar com uma forte presença da Secretaria de Saúde em estruturas de consultório de rua, de núcleos de apoio e de protocolos de atendimento médico.

Mais
Samu apresenta novidades do serviço de urgência

Os detalhes foram acertados nesta segunda-feira (15), em reunião com a Semads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) e a Coordenadoria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial. “O programa deve ser lançado oficialmente no início de agosto, se possível com a presença do ministro Alexandre Padilha. É um programa multidisciplinar, responsável por abranger inclusive os dependentes em situação de rua”, explicou o secretário Cláudio Miranda.

Cláudio Miranda: integração entre setores amplia chances de recuperação

Cláudio Miranda: integração entre setores amplia chances de recuperação

A reunião definiu que ao setor de saúde caberá o consultório de rua, que vai poder realizar até mesmo o exame pré-natal de gestantes de rua e reduzir a mortalidade infantil desses casos.

Também haverá equipes dos chamados núcleos de apoio de saúde de família (NASF) que atuarão junto à rede de unidades de saúde (UBS e PSF) para a área de saúde mental e também no apoio a casos de dependência química. Essas equipes vão contar com psicólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional, assistente social e nutricionista.

“O atendimento terá um protocolo específico em serviços como o Pronto Atendimento PA Central 24 Horas, para avaliação clínica e exames básicos. No caso extremo de rua, muitos apresentam problemas como a tuberculose”, explicou.

Apoio
A reunião, com a secretária Marilena Negro (Semads) e o coordenador Vanderlei Victorino (Cepppir), traçou ainda estratégias para o convencimento de dependentes químicos do crack. Os pacientes serão abordados com a oferta de apoio em alojamento do setor de assistência social e também dos serviços de apoio em saúde. O trabalho também deve contar com retaguarda da Guarda Municipal.

Os recursos para o funcionamento do programa “Crack, É Possível Vencer” são do governo federal. Jundiaí assinou o termo de adesão em 27 de maio e deve receber ainda uma base móvel de videomonitoramento para auxiliar na estrutura do programa integrado.

Proposta
O programa ‘Crack, é Possível Vencer’ reúne um conjunto de ações do Governo Federal para enfrentar os problemas relacionados ao uso do crack e de outras drogas. As ações estão estruturadas em três eixos: cuidado, autoridade e prevenção.

O primeiro inclui ampliação e qualificação da rede de atenção à saúde voltada aos usuários. No eixo autoridade, o foco é a integração de inteligência e cooperação entre polícias e a revitalização dos espaços envolvidos. Já o eixo prevenção abrange ações nas escolas, nas comunidades e de comunicação com a população.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/15/saude-define-acoes-de-programa-contra-o-crack/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original