Com apenas 8 anos, jundiaiense estreia na literatura

Publicada em 25/10/2013 às 16:04

A pequena Taís mostra o primeiro livro, “A galinha que não sabia cantar”

A pequena Taís mostra o primeiro livro, “A galinha que não sabia cantar”

A pequena Taís Valli Fernandes, de 8 anos, vem aprendendo desde cedo que a leitura e a escrita são importantes ferramentas que podem fazer das pessoas agentes das próprias histórias. Boa parte desse interesse foi despertado dentro de casa mesmo, por meio dos pais Evandro e Elisabete.

Mais
Exposição no Solar do Barão retrata a Festa do Divino

Confira a lista dos inscritos no curso de línguas

Primeiro, Taís se habituou a ouvir histórias contadas pelos pais. Depois, deu um passo adiante: resolveu criar e escrever as próprias fábulas.

Tudo começou num dia de julho, quando a menina usou o computador do pai para experimentar os primeiros toques no teclado frente à tela. Depois de perder tudo o que tinha feito, recorreu à mãe, que deu uma força como “ghost writer” – ela ia escrevendo aquilo que brotava da imaginação da pequena.

O resultado foi batizado de “A Galinha que não sabia cantar”, o primeiro livro de Taís, lançado oficialmente dia 12 de outubro, Dia das Crianças, dentro da programação especial da Biblioteca Municipal Dr. Nelson Foot, criada – na ocasião – inteiramente para a criançada.

“Pensei na história de uma galinha que não sabia cantar, que era desafinada. Ela sai da granja em direção à floresta para ter aulas de canto com uma porquinha que é cantora de forró”, conta empolgada, enquanto vai folheando o livro e mostra que “a galinha usa até uma peruca”.

Taís com os pais Evandro e Elisabete

Taís com os pais Evandro e Elisabete

Foram aproximadamente 3 meses para o livro ficar pronto. Lançado pela editora jundiaiense In House, saiu com uma tiragem de 200 cópias, além de contar com as ilustrações do jovem artista Renato Martins Zacarias, que dão forma e colorido especiais ao enredo.

“No dia do lançamento eu fui chamada para ir ao palco, expliquei a história no microfone e dei até alguns autógrafos depois. Mas não fiquei nervosa”, lembra a menina de sorriso largo, enquanto ajeitava a tiara estilizada de morango.

Nascida em 8 de março de 2005, a estreante no mundo literário responde com um sorriso quando perguntada sobre quando vem o segundo livro. “A Galinha que não sabia cantar” pode ser adquirido pelo email evandro@4tabjundiai.com.br. Além de mostrar a trajetória da ave em busca do sonho, o livro guarda outra curiosidade: na página 3, um agradecimento especial à gata Nagrita, que se esticava tranquila no tapete da sala.

De pai para filha
Apesar da formação em Direito, Evandro Fernandes da Silva, pai de Taís, tem uma inclinação inegável pela arte. Com quatro livros no currículo (dois romances, um conto e um livro infantil, feito especialmente para Taís), Evandro escreve roteiros para peças teatrais e, de quebra, atua. Recentemente, esteve presente na encenação de “Os Justos”, apresentada no Teatro Polytheama.

Thiago Secco
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/25/com-apenas-8-anos-jundiaiense-estreia-na-literatura/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original