Lian Gong melhora saúde em grupos por toda a cidade

Publicada em 03/12/2013 às 18:55

Uma técnica que usa duas séries de 15 movimentos como terapias para a saúde dos participantes vem multiplicando os grupos em Jundiaí com a ação das unidades da rede de atenção primária da Secretaria de Saúde. A prática está presente em 50% das unidades distribuídas nos bairros.

MAIS
Serenata e Big Chico movimentam Centro

Prática da terapia perto de áreas verdes é ainda mais benéfica

Prática da terapia perto de áreas verdes é ainda mais benéfica

O dia mais movimentado é a terça-feira, quando a prática pode ser feita na UBS Anhangabaú (10h), na USF Centenário (8h30), na UBS Corrupira (8h30), na UBS Eloy Chaves (8h), na UBS Fazenda Grande (7h30), na UBS Hortolândia (8h), na UBS Ivoturucaia (8h30), na UBS Maringá (8h), na UBS Morada das Vinhas (8h30), na UBS Novo Horizonte (8h30), na UBS Pitangueiras (15h), na UBS Retiro (8h), na UBS Tulipas (8h) e na UBS Santa Gertrudes (15h30).

Em seguida, a quinta-feira aparece com a UBS Anhangabaú (10h), a USF Centenário (8h30), a UBS Eloy Chaves (8h), a UBS Fazendas Grande (7h30), a UBS Pitangueiras (15h), a UBS Retiro (7h30), a UBS Tulipas (8h) e a UBS Rio Branco (15h).

Nas segundas-feiras, a prática ocorre na UBS Agapeama (8h30), na UBS Caxambu (8h), na USF Vila Esperança (7h) e na UBS Rio Branco (15h). Nas quartas-feiras é a vez de UBS Morada das Vinhas (14h) e UBS Pitangueiras (10h). E nas sextas-feiras têm na UBS Morada das Vinhas (8h30) e USF Vila Esperança (7h).

Com origem estimada há 2 mil anos entre budistas, essa prática da medicina tradicional chinesa usa dois níveis. No primeiro, são 15 movimentos que fortalecem os chamados “sopros de defesa” usando antebraços e mãos e mantendo a estabilidade do corpo. No segundo também são 15 movimentos, fortalecendo os “sopros de nutrição” usando coordenadamente membros inferiores e superiores do corpo.

Inscrições
As inscrições das atividades devem ser feitas nas unidades de saúde, mas nem sempre são realizadas nelas por falta de espaço. Na quinta (28), por exemplo, a prática acompanhou uma caminhada da UBS Fazenda Grande pelo Parque Botânico Eloy Chaves.

“É uma prática muito agradável, que tem atraído principalmente adultos e idosos. No Brasil também tem sido usada a expressão treinamento perfumado para essa terapia”, explica Miriam Sanfelice, que atua na Coordenação de Atenção Primária com as práticas integrativas e complementares estimuladas pelo Ministério da Saúde.

Essas práticas também abrangem novidades, como a dança circular realizada na UBS Esplanada nas quartas-feiras às 8h20, e também as práticas corporais mais conhecidas que estão ocorrendo na UBS Central, na UBS Esplanada, na UBS Eloy Chaves, na UBS Jardim do Lago, na UBS Maringá, na UBS Morada das Vinhas, na UBS Novo Horizonte, na UBS Vila Rami, na UBS Retiro, na UBS Guanabara, na UBS Rui Barbosa, na UBS Jardim Sarapiranga, na UBS Tulipas, na UBS Vila Aparecida, na USF Vila Ana e na UBS Rio Branco. Os horários e inscrições podem ser obtidos nas unidades.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/12/03/lian-gong-melhora-saude-em-grupos-por-toda-a-cidade/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original