Saúde: Jundiaí reduz mortalidade infantil em 9,14%

Publicada em 20/03/2014 às 18:19

A Secretaria de Saúde anunciou nesta quinta-feira (20) a queda da mortalidade infantil no município. De 10,62 óbitos para cada 1 mil nascimentos, em 2012, o índice caiu para 9,71 óbitos em 2013 – uma diferença de 9,14%. Com o resultado, a Prefeitura de Jundiaí avançou para um patamar próximo da meta de governo de 9,5 prevista apenas para 2016.

MAIS
Primeiro Pronto-Atendimento 24 horas completa 1 ano

Para Cláudio Miranda, taxa deve melhorar com novas ações

Para Cláudio Miranda, taxa deve melhorar com novas ações

“Atualmente, temos um sistema onde uma ausência de gestante na consulta pré-natal leva a unidade de saúde a procurá-la no dia seguinte, além de estarmos sem fila nos exames de ultrassom”, afirma o secretário Cláudio Miranda.

A taxa é calculada pela proporção do número de mortes em bebês diante do número total de nascidos vivos. “Somos uma das poucas cidades que promovem reuniões semanais de seu comitê de investigações às mortes materna e infantil, ligado à Vigilância Epidemiológica”, explica a coordenadora de ginecologia e obstetrícia da secretaria, Jacinta Pereira Matias médica.

Um ponto importante do trabalho é a credibilidade do comitê junto ao setor privado, responsável por 50% dos partos no município. As recomendações feitas pelas reuniões semanais do comitê sobre mortes evitáveis, indicando procedimentos para equipes médicas e de enfermagem, são parte desse trabalho.

Jacinta Matias: análises são semanais

Jacinta Matias: análises são semanais

Novas frentes
A continuidade da redução da mortalidade infantil em Jundiaí vai ter outros reforços com o apoio do setor de saúde mental, que está testando a equipe formada para o consultório de rua. “Somente na semana passada, ainda sem o veículo próprio, identificaram duas adolescentes grávidas em situação de rua e encaminharam-nas para o pré-natal”, afirma o secretário-adjunto Gerson Vilhena.

O secretário Cláudio Miranda observa que a queda da mortalidade infantil reflete o compromisso de profissionais de saúde (médicos e não-médicos) com a vida da comunidade. “Vamos identificar cada vez mais onde estão os gargalos de atendimento e criar meios para chegar até as pessoas. Esse não é um compromisso somente de alguns profissionais, mas da equipe e da cidade”, afirma.

Jose Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/20/saude-jundiai-reduz-mortalidade-infantil-em-914/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original