Instituições se unem para apoiar ‘novo’ produtor agrícola

Publicada em 12/11/2014 às 15:54

A Prefeitura de Jundiaí participou nesta quarta-feira (12) do primeiro evento do Programa do Campo ao Consumidor, organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesp) em articulação com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, com o Sindicato Rural de Jundiaí, com a Casa da Agricultura (Cati) e com a cooperativa de crédito Sicred.

O objetivo dessa união institucional é reforçar a lucratividade do produtor rural com novos recursos de eficiência e de informação sobre os programas municipais, estaduais e federais de aquisição direta de alimentos, entre outros canais de distribuição. Em Jundiaí, um dos focos para os agricultores receberem esses dados é o setor de assistência técnica do setor na Prefeitura, pelos telefones (11) 4589-8581 e 4589-8872 ou diretamente no 5º andar do Paço.

Mário Biral, do Senar, falou sobre comercialização

“Além de experiências interessantes, como de cooperativas e equipamentos, muitos programas estão com inscrições abertas e devem chegar até o produtor”, comentou Mariana Heloísa Rodrigues Andretta, diretora de agronegócio.

O ciclo do programa será formado por seis temas, um a cada semestre, circulando em eventos por todas as regionais de sindicatos rurais. A programação do encontro de abertura, na sede da Associação dos Amigos do Traviú, incluiu o debate sobre canais de distribuição, sobre o mercado institucional e sobre a rastreabilidade de origem dos produtos.

O coordenador regional dessa área no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Mário Biral, lembrou que o esforço visa dotar os agricultores de ferramentas de continuidade. “Não é apenas a nostalgia ou o conceito de segurança alimentar que vão fazer o produtor rural resistir aos compradores de terras que todo dia batem à sua porta. É a renda para sua família, e isso estamos buscando juntos”, afirmou.

Em meio aos debates estavam produtores de diversos bairros da cidade, educadores e pesquisadores da Escola Técnica Benedito Storani ou do Centro de Agronegócio de Frutas (Capta), ligado ao Instituto Agronômico, e também técnicos e representantes de cooperativas, como a Nossa Senhora das Vitórias, entre muitos outros. Entre os assuntos das conversas paralelas, a alimentação saudável, os desafios do mercado, a estiagem do ano e até mesmo futuros mecanismos de pagamento de serviços ambientais como a água.

Alonso, Marília, Claudemir, Clodoaldo, Sérgio, Evandro e Mariana

Além da Prefeitura, os agricultores também podem usar para informações diretamente os canais do Sebrae (4587 3540) e do Sindicato Rural de Jundiaí (4586 6887).

Entre os principais envolvidos na organização ou apoio do evento estiveram Alonso Luís (Sebrae), Marília Ramachoti (Faesp), Claudemir Calderon (Sindicato Rural), Clodoaldo Castro Vieira (Casa da Agricultura), Sérgio Jordani e Evandro Sinhori (Sicred) e Mariana Andretta (Prefeitura de Jundiaí).

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/12/instituicoes-se-unem-para-apoiar-novo-produtor-agricola/