Saúde e Educação desenvolvem trabalho educativo sobre arboviroses nas escolas municipais

Publicada em 13/04/2022 às 12:00

A preocupação com os casos de arboviroses – dengue, zika e chikungunya – no município é constante. Para ampliar a conscientização sobre a prevenção e combate, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e Unidade de Gestão de Educação (UGE), desenvolvem um trabalho educativo sobre as doenças com os estudantes da rede municipal de ensino. 

A iniciativa faz parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE). “As unidades escolares receberam o caderno digital ‘As arboviroses e a escola’, que visa facilitar o estudo e viabilizar ações concretas de controle das doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti dentro do ambiente escolar e que pode ser extensiva à população do entorno. A parceria com a Educação é excelente, pois os estudantes são multiplicadores do tema”, explica a odontóloga e articuladora do Programa Saúde na Escola da UGPS, Veronica de Oliveira Pinto.

A EMEB Professor Pedro Clarismundo Fornari, no Rio Acima, tem trabalhado o tema desde o ano passado, quando os estudantes produziram vídeos explicativos sobre o tema, que foram compartilhados com outras unidades escolares. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Em uma sala, as luzes apagadas e um vídeo é projetado em uma parede branca, com quadro branco. Crianças estão de costas para a foto e olham para o vídeo. No canto esquerda da imagem há também uma mulher em pé, com vestido verde, que também olha para o vídeo.
Crianças assistem a vídeos sobre o tema

Sara Cristina de Oliveira Mendes está no 3º ano A e faz parte do grupo de estudantes que trabalhou o tema em 2021, mas conta que os ensinamentos não foram esquecidos. “Eu aprendi sobre a dengue, os sintomas e achei muito interessante. Agora quando vejo água parada, eu peço para as pessoas colaborarem comigo e não deixarem mais. Gostei muito de aprender sobre a dengue com os meus amigos”, contou. 

Neste ano, a ação prossegue e os estudantes estão cada vez mais empenhados. Após assistir os vídeos dos alunos da própria escola, Heloá de Souza, que está no 1º ano A, falou sobre o trabalho a ser desenvolvido. “No vídeo eu aprendi que a dengue é uma doença que nos deixa cheio de manchas. Para evitar que o mosquito apareça, temos que colocar tudo no lixo, tampar a caixa d’água e não deixar água parada”, comentou.

DESRIÇÃO DA IMAGEM
Menina usa uniforme branco com gola e mangas azuis. O cabelo está preso com vários trancinhas finas. Ela está em um ambiente aberto e pode-se avistar, em desfoque, uma construção amarela e árvores ao fundo.
Heloá conta que aprendeu mais sobre o descarte correto dos resíduos para evitar a água parada

A professora do 1º ano A, Maria de Lurdes Batistela, explica sobre a iniciativa desenvolvida em sala de aula. “Aproveitei os vídeos que as crianças produziram no ano passado, que trabalham com a linguagem deles, são didáticos e explicativos. A partir de então vamos aprofundar o conhecimento em sala de aula. Esse é um tema recorrente e que precisa ser trabalhado constantemente. O objetivo é atingir a comunidade escolar e as famílias. Além de trabalhar a prevenção sobre as arboviroses, o tema também entre na questão do meio ambiente, pois ajudamos a promover a conscientização sobre o descarte correto de resíduos”, afirmou a docente. 

Com a ação conjunta, também são eliminados eventuais criadouros do mosquito nas unidades.  escolares. “As doenças causadas pelo Aedes aegypti são um grande desafio para a cidade em si. Com essa ação nas escolas, iniciamos a conscientização desde as crianças da Educação Infantil e conseguimos disseminar as informações, pois as crianças aprendem e aplicam com suas famílias, no seu dia a dia. Os conteúdos são adequados seguindo a faixa etária e enquanto prática social presente no Currículo Jundiaiense”, lembra a diretora de Educação Infantil, Thaís Nonô.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/13/saude-e-educacao-desenvolvem-trabalho-educativo-sobre-arboviroses-nas-escolas-municipais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original