Em atendimento à legislação eleitoral (Lei Federal nº 9.504, de 1997), este site tem conteúdos indisponíveis momentaneamente. A visualização estará integralmente disponível após o encerramento das eleições municipais.

Vacina contra a Paralisia Infantil é disponibilizada o ano todo

Publicada em 05/07/2024 às 08:00

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) reforça que as vacinas contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continuam disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família para as crianças em época de receber as doses e para aquelas que precisam atualizar a carteirinha.

O esquema, conforme o Calendário Nacional de Imunização, é composto por três doses de VIP (vacina inativada Poliomielite) administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, e mais dois reforços com VOP (vacina oral poliomielite), aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

“A Campanha para a oferta da dose oral de reforço, a gotinha, para toda a população de 1 a 4 anos, foi encerrada no Estado no último sábado (30). Mas é importante que os pais lembrem que as doses contra a Pólio são disponibilizadas o ano todo, já que se trata de uma vacina de rotina. É fundamental que os pais e/ou responsáveis mantenham as crianças com a carteirinha atualizada, ou seja, com a vacina em dia. A Poliomielite é uma doença grave, que pode provocar paralisia irreversível”, ressalta a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da UGPS, enfermeira Vivian Cesar Beteli.

Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas

No Município, até o mês de maio, a cobertura vacinal estava em 75,38%. Em 2023, ficou em 86,18%. Já em 2022 e 2021, fechou em 80,53% e 76,32%, respectivamente. A meta preconizada é de 95%.

Campanha
Durante a mobilização, 7.019 doses do reforço foram aplicadas na cidade. A cobertura alcançou apenas 34% do público-alvo, composto por 20.575 crianças na faixa etária dos 1 aos 4 anos.

Uma das estratégias utilizadas pela UGPS foi levar a vacina para 31 escolas para aplicação nas crianças, mediante autorização assinada pelos responsáveis. Do total de doses aplicadas no Município, 1.374 (20%) foram em unidades escolares.

O último caso de Paralisia Infantil foi registrado no Brasil em 1989. Em 1994, o País recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Em 2023, o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus.

CONFIRA O ENDEREÇO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/07/05/vacina-contra-a-paralisia-infantil-e-disponibilizada-o-ano-todo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original