Implementar estratégias relacionadas ao ensino híbrido: ensino presencial on-line e ensino remoto em diferentes ambientes (escola, em casa e em outros espaços públicos).

Programa de Governo: Escola Inovadora

Unidade (s) Responsável (is): TVTEC e UGE

O que foi feito:

Em 2022, foram oferecidas pelo NATE (Núcleo de Aperfeiçoamento e Tecnologia da Informação) propostas de formação de professores em tecnologia, bem como capacitação da população no formato híbrido de ensino e inúmeras atividades pedagógicas.
Em 2023, consolidaram-se as ações desenvolvidas por meio de formações e vivências ofertadas pelo Núcleo de Apoio às Tecnologias Educacionais (NATE) para a implementação do painel de gerenciamento de contas Google dos alunos na própria unidade escolar e do uso de tecnologias educacionais e ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Google Sala de Aula. 
Neste período realizou-se a entrega de 1.538 tablets, com acesso à internet, garantindo que toda escola tenha ao menos 30 equipamentos para uso das crianças nas casas que necessitam de conectividade. 
Foram realizadas visitas do prof. Fernando de Melo Trevisani junto à equipe técnica do Departamento de Formação em três escolas do Ensino Fundamental, acompanhando aulas e esclarecendo dúvidas dos professores e da equipe gestora. Nessa formação, também houve encontros com os coordenadores pedagógicos, os quais foram ministrados pelo prof. Fernando de Melo Trevisani, que trouxe a tematização das práticas observadas durante as visitas nas escolas e promoveu reflexão sobre o planejamento de aulas. Curadoria e inserção de materiais complementares na sala “Eu Indico! 2023” (Google Clasrrom), para estudo e aprofundamento do tema.

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Foram oferecidas propostas pelo Núcleo de Aperfeiçoamento e Tecnologia de Informação (NATE) de formação de professores para o uso de tecnologias tanto em ensino remoto como em ações desempenhadas na sala de aula, através de plataformas, aplicativos e objetos educacionais digitais, buscando contextualizar as ações de sala de aula que englobam tecnologia no contexto atual do aluno. Também, a capacitação da comunidade jundiaiense vem sendo realizada no formato híbrido de ensino, respeitando os protocolos sanitários. Além disso, a Prefeitura amplia a educomunicação com transmissão de videoaulas pelos canais 24 da NET Jundiaí e Youtube. Em 2022 foram ofertadas as seguintes atividades: – V Semana de Atualização Pedagógica: “O Natural, o Digital e o Ensino Híbrido: caminhos para a nova era da Educação”, que abordou o tema “Ensino Híbrido” em diferentes webinários com profissionais renomados e iniciou uma série de formações com a equipe técnica da UGE, diretores e assistentes de direção, coordenadores pedagógicos e professores para trazer reflexões sobre os modelos de ensino híbrido e sua relação com a personalização de ensino. Os professores aprenderam que além do uso das tecnologias, também é possível ter um modelo híbrido de acordo com a organização do plano de trabalho, sendo assim foram apresentados quatro estruturas de ensino híbrido: Rotação (grupos de trabalho), Flex (aprendizagem on-line com ritmo personalizado para cada estudante), A La carte (organização planejada pelo estudante de acordo com os objetivos gerais a serem atingido) e Virtual aprimorado (estudantes dividem seu tempo entre aprendizagem on-line e presencial), nesse ano participaram da SAP cerca de quatro mil educadores. Esse tema se relacionou com os conceitos de Cidade Inteligente e de Educação Híbrida, discutidos mundialmente na atualidade. – Formação “Ensino Híbrido”, destina à equipe técnica da UGE, ministrada pela Prof.ª Lilian Bacich, uma das autoras do livro “Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação”. – Curso “Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação!”, disponibilizado gratuitamente pela plataforma Coursera, realizado pela equipe técnica da UGE e equipes gestoras das escolas de Ensino Fundamental, que subsidiou o planejamento das formações in loco. – Formação “Estratégias para implementação do Ensino Híbrido” destinada aos diretores de escola do Ensino Fundamental, ministrada pelo Prof. Adolfo Tanzi Neto, um dos autores do livro “Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação”. – Formação “Ensino Híbrido: Práticas e Possibilidades”, destinada aos coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental, ministrada pelo Prof. Fernando de Melo Trevisani, um dos autores do livro “Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação”. – Visita do prof. Fernando de Melo Trevisani junto à equipe técnica do Departamento de Formação, em seis escolas do Ensino Fundamental, acompanhando aulas e esclarecendo dúvidas dos professores e da equipe gestora. – Formação “Ensino Híbrido” para professores especialistas (Educação Física e Língua Inglesa), realizada pelos coordenadores de áreas do Departamento de Ensino Fundamental. Contamos com a parceria do Núcleo de Aperfeiçoamento e Tecnologia da Informação (NATE) para a formação docente com propostas para uso da tecnologia, garantindo um ensino híbrido que ajude a engajar estudantes, aprimorar tarefas e melhoria contínua de aprendizagem.

Em 2023 a FTVTEC realizou além dos cursos regulares ministrados dentro das dependências da Fundação, demais cursos de qualificação e capacitação também em espaços externos como a Fundação Casa, formação na cidade de Itatiba/SP feita por meio de parceria, oficinas dentro do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Hortolândia e outros.

Também nesse ano buscou-se consolidar as ações desenvolvidas através de formações e vivências ofertadas pelo Núcleo de Apoio às tecnologias Educacionais (NATE) para a implementação do painel de gerenciamento de contas Google dos alunos na própria Unidade Escolar e do uso de tecnologias educacionais e ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Google Sala de Aula que, quando devidamente aplicadas, potencializam os resultados alcançados através de propostas de ensino híbrido e metodologias ativas. Neste ano, finalizou-se o desenvolvimento da ferramenta de ensalamento automático e painel de controle de atividades, que permitem gerenciar o trânsito de alunos e professores pelos ambientes virtuais, o envio de conteúdo pela Unidade de Gestão de Educação e o acompanhamento do uso da plataforma. Nesse período realizou-se a entrega de 1.538 tablets, com acesso a internet garantindo que toda escola possua ao menos 30 equipamentos para uso das crianças nas casas que necessitam de conectividade, garantido equidade de acesso em toda a rede. – Formação “Ensino Híbrido no Ensino de Matemática”, destinada a todos os professores e equipes gestoras do Ensino Fundamental”, ministrada pelo Prof. Fernando de Mello Trevisani, que objetivou a ampliação dos estudos iniciados no ano de 2022, abordando a contribuição dos modelos de Ensino Híbrido para o ensino de Matemática, do ponto de vista teórico (com definições e exemplos) e prático (como ensinar tais conteúdos em salas de aula). Essa ação formativa contou com a participação da equipe da EMEB Comendador Hermenegildo Martinelli, local onde o professor Fernando Trevisani realizou análise e devolutiva de planejamentos e observações das práticas dos professores e também a gravação de aulas que foram tematizadas nas videoaulas. Além disso, foram realizadas visitas do prof. Fernando de Melo Trevisani junto à equipe técnica do Departamento de Formação, em três escolas do Ensino Fundamental, acompanhando aulas e esclarecendo dúvidas dos professores e da equipe gestora. Nessa formação, também aconteceram encontros com os coordenadores pedagógicos, os quais foram ministrados pelo prof. Fernando de Melo Trevisani, que trouxe a tematização das práticas observadas durante as visitas nas escolas e promoveu reflexão sobre o planejamento de aulas. – Curadoria e inserção de materiais complementares na sala “Eu Indico! 2023” (Google Clasrrom), para estudo e aprofundamento do tema.