Implementar estratégias relacionadas ao ensino híbrido: ensino presencial on-line e ensino remoto em diferentes ambientes (escola, em casa e em outros espaços públicos).

Programa de Governo: Escola Inovadora

Unidade (s) Responsável (is): IPREJUN, TVTEC e UGE

O que foi feito:

Foram oferecidas propostas pelo Núcleo de Aperfeiçoamento e Tecnologia de Informação (NATE) de formação de professores para o uso de tecnologias tanto em ensino remoto como em ações desempenhadas na sala de aula, através de plataformas, aplicativos e objetos educacionais digitais, buscando contextualizar as ações de sala de aula que englobam tecnologia no contexto atual do aluno. Também, a capacitação da comunidade jundiaiense vem sendo realizada no formato híbrido de ensino, respeitando os protocolos sanitários. Além disso, a Prefeitura amplia a educomunicação com transmissão de videoaulas pelos canais 24 da NET Jundiaí e Youtube. Em 2022 foram ofertadas as seguintes atividades:

  • V Semana de Atualização Pedagógica: “O Natural, o Digital e o Ensino Híbrido: caminhos para a nova era da Educação”, que abordou o tema “Ensino Híbrido” em diferentes webinários com profissionais renomados e iniciou uma série de formações com a equipe técnica da UGE, diretores e assistentes de direção, coordenadores pedagógicos e professores para trazer reflexões sobre os modelos de ensino híbrido e sua relação com a personalização de ensino. Os professores aprenderam que além do uso das tecnologias, também é possível ter um modelo híbrido de acordo com a organização do plano de trabalho, sendo assim foram apresentados quatro estruturas de ensino híbrido: Rotação (grupos de trabalho), Flex (aprendizagem on-line com ritmo personalizado para cada estudante), A La carte (organização planejada pelo estudante de acordo com os objetivos gerais a serem atingido) e Virtual aprimorado (estudantes dividem seu tempo entre aprendizagem on-line e presencial), nesse ano participaram da SAP cerca de quatro mil educadores. Esse tema se relacionou com os conceitos de Cidade Inteligente e de Educação Híbrida, discutidos mundialmente na atualidade.
  • Formação “Ensino Híbrido”, destinado à equipe técnica da UGE, ministrada pela Prof.ª Lilian Bacich, uma das autoras do livro “Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação”.
  • Curso “Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação!”, disponibilizado gratuitamente pela plataforma Coursera, realizado pela equipe técnica da UGE e equipes gestoras das escolas de Ensino Fundamental, que subsidiou o planejamento das formações in loco.
  • Formação “Estratégias para implementação do Ensino Híbrido” destinada aos diretores de escola do Ensino Fundamental, ministrada pelo Prof. Adolfo Tanzi Neto, um dos autores do livro “Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação”.
  • Formação “Ensino Híbrido: Práticas e Possibilidades”, destinada aos coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental, ministrada pelo Prof. Fernando de Melo Trevisani, um dos autores do livro “Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação”.
  • Visita do prof. Fernando de Melo Trevisani junto à equipe técnica do Departamento de Formação, em seis escolas do Ensino Fundamental, acompanhando aulas e esclarecendo dúvidas dos professores e da equipe gestora.
  • Formação “Ensino Híbrido” para professores especialistas (Educação Física e Língua Inglesa), realizada pelos coordenadores de áreas do Departamento de Ensino Fundamental.

Contamos com a parceria do Núcleo de Aperfeiçoamento e Tecnologia da Informação (NATE) para a formação docente com propostas para uso da tecnologia, garantindo um ensino híbrido que ajude a engajar estudantes, aprimorar tarefas e melhoria contínua de aprendizagem.