Enfermagem da FMJ ganha destaque na região

Publicada em 10/05/2013 às 16:35

A profissão do enfermeiro está diretamente ligada à palavra “cuidador”. Segundo os conselhos regionais, em um censo realizado em 2010, são cerca de 270 mil enfermeiros no Brasil, sendo que o Estado de São Paulo tem a maior concentração – aproximadamente 73 mil.

Mais
HU tem programação para o Dia das Mães

Inscrições para o vestibular da ESEF vão até 13 de junho

Alunos da FMJ tem estágio garantido desde o primeiro ano

Alunos da FMJ tem estágio garantido desde o primeiro ano

No Dia do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio, a FMJ (Faculdade de Medicina de Jundiaí) tem grandes motivos para comemorar.

O curso completa 10 anos e trabalha com os alunos desde o primeiro ano no campo de estágio garantido através de parcerias (Hospital Universitário, Unidades Básicas e Ambulatórios Especializados). O curso recebeu nota 4/5 na última avaliação do Enade.

Para Maria Cristina Traldi, coordenadora de Enfermagem da FMJ, o curso vem ganhando destaque na região e todos os alunos da instituição logo conseguem uma boa colocação no mercado de trabalho. Para a enfermeira formada na FMJ, Daniele Caucci Archanjo, ser uma profissional desta área é dar um pouco de si todos os dias. “Seja no cuidado e orientação ao paciente, seja em um gesto de carinho como segurar a mão da pessoa durante um exame. A FMJ nos deu uma boa base para atuação.”

Destaques
Alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos da FMJ foram destaque na imprensa local, como:

Obesidade juvenil: Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Jundiaí, que realizou uma pesquisa com o objetivo de detectar casos de obesidade juvenil. Outro projeto de destaque é o Vozes na Rua, idealizado pelos estudantes da FMJ. A iniciativa acontece todos os anos em bairros carentes do município, quando os futuros enfermeiros vão às escolas do bairro levando inúmeras oficinas e orientações em geral para população.

O projeto Rondon leva os alunos de enfermagem para estados menos favorecidos do Brasil. Os futuros enfermeiros trocam o conforto da própria casa para encarar banhos frios, noites dormidas em beliches dispostas dentro de salas de um ginásio esportivo e enfrentar o calor de mais de 30º C quase que diariamente. A viagem ocorreu pela primeira vez em 2011, com destino ao Piauí.

Atualmente, o curso de enfermagem também esta inserido no contexto das seguintes pesquisas científicas: peso pré-gravídico, ganho gestacional e peso ao nascer; gravidez na adolescência: pré-natal e resultados perinatais e Avaliação de desempenho do programa de pré-natal: índice de Kotelchuck.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/10/enfermagem-da-fmj-ganha-destaque-na-regiao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original