TDAH tem palestra e debate na próxima semana

Publicada em 22/11/2013 às 18:34

O chamado transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), que no passado causava problemas para crianças e suas famílias, atualmente tem alternativas de tratamento e superação. Para abordar o tema, a Secretaria de Saúde promove palestra e debate na manhã de sexta-feira (29) em auditório no bairro do Anhangabaú, com apoio de educadores da Secretaria de Educação.

MAIS
Prefeitura zera a fila de exames laboratoriais

Clique para ampliar a arte

Clique para ampliar a arte

“Muitos pais, professores e até mesmo pediatras ainda não identificam facilmente o problema. E quanto mais cedo isso acontecer mais poderemos prevenir que sejam vítimas de violência física, negligência ou assédio moral”, explica o neurologista e psiquiatra da infância e adolescência Paulo César Menezes Freitas, do Núcleo Integrado de Saúde (NIS), que há 18 anos iniciou um grupo psicoeducativo e de apoio mútuo desse assunto.

Ele vai mediar o encontro, que acontece das 8 às 12 horas no auditório da Cúria Diocesana, na rua Engenheiro Roberto Mange, 400, Anhangabaú. A entrada é gratuita.

Ligada ao neurodesenvolvimento, o TDAH apresenta sintomas com comorbidades (doenças associadas) como no aprendizado, na ansiedades e outras manifestações, sem obrigatoriamente mostrar a hiperatividade geralmente associada a ela. “Muitas vezes é a desatenção ou a impulsividade, mas hoje existem tratamentos adequados”, comenta Marcelo Canale, que colabora com o grupo de pais.

Profissionais da Secretaria de Saúde destacam que nem todo problema comportamental deve ser visto como um problema médico e, por esse motivo, o conhecimento do contexto desse tipo de ocorrência é importante.

A participação de crianças em grupos como de TDAH é sempre antecedida por indicação do atendimento primária feito nas unidades básicas ou de saúde da família da rede pública. A média de recuperação dos tratamentos relacionados é de 50%, o que acaba dispensando o uso de medicamentos.

“Além da informação para familiares, educadores e pessoas próximas, o evento tem outro grande objetivo que é combater o preconceito ainda existente na sociedade a respeito do problema. Afinal, preconceito se combate com informação”, acrescenta Canale.

Não há necessidade de inscrição prévia. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (11) 9.9886-2008.

José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/22/tdha-tem-palestra-e-debate-na-proxima-semana/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original