Virada Negra: Curtas revelam grandes histórias

Publicada em 13/11/2013 às 17:07

Uma série de ângulos, cenas das mais variadas, histórias diferentes na tela, mas em comum o intuito de mostrar e trazer para discussão a raça negra. Esta é a proposta do Programa “Ciclo de Cinema Negro”, uma mostra que será realizada nos próximos dias 21 e 22 (quinta e sexta-feira). O evento faz parte da programação da Virada Negra, realizada pela Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção e Igualdade Racial (Ceppir) para comemorar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

Mais
Confira a programação completa do Ciclo de Cinema Negro
Virada Negra: Missa afro reúne dança, música e fé

Curtas de Zózimo Bulbul, Jefferson De e Ari Cândido serão exibidos

Curtas de Zózimo Bulbul, Jefferson De e Ari Cândido serão exibidos

O curador Rodrigo Tangerina explica que a mostra vai reunir três grandes nomes de cineastas negros que se destacaram na sétima arte: Zózimo Bulbul, Ari Cândico e Jefferson De.

“Zózimo, falecido neste ano, foi o primeiro cineasta negro. Ele lançou seu primeiro curta em 1972, chamado ‘Alma no Olho’ e que será exibido na mostra”, explica Rodrigo. Por meio de movimentos corporais e presos em correntes, o cineasta que começou a carreira como ator, mostra, durante o curta, uma forma de se libertar.

Já o cineasta Ari Cândido é conhecido por questionar os estereótipos e a posição do negro na sociedade e na mídia atual. Dentre os trabalhos que serão exibidos na mostra está “O Rito de Ismael”, que conta a história de um bailarino negro e as dificuldades sociais enfrentadas para superar obstáculos e atingir uma posição satisfatória na profissão.

Rodrigo espera reunir a comunidade negra: assuntos atuais

Rodrigo espera reunir a comunidade negra: assuntos atuais

Por fim, Jefferson De, que já esteve em Jundiaí em 2008 e trabalha com uma produção mais contemporânea, caminha para discussões dos assuntos atuais relacionados com o negro como por exemplo, as cotas.

“O cineasta também levou a sétima arte para as comunidades negras que não têm acesso ao cinema, porque é preciso inseri-los neste contexto que trata de assuntos totalmente pertinentes a eles”, afirma Rodrigo.

A intenção da mostra, segundo ele, é reunir a comunidade negra e as pessoas que tenham interesse de conhecer a história dos cineastas. Além dos curtas, Rodrigo também apresentará alguns vídeos que fazem sucessos na internet, para mostrar outras formas de produção.

O Clube 28 está localizado na rua Petronilha Antunes, 363, Centro. As sessões têm início sempre às 20h.

Kadija Rodrigues
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/13/virada-negra-curtas-revelam-grandes-historias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original