2ª Mostra de Arte Eco é aberta no Paço Municipal

Publicada em 02/06/2014 às 17:28

De segunda-feira (02) até a próxima quinta-feira (05), quem passar pelo Paço Municipal poderá apreciar e também adquirir bonitas e criativas peças de artesanato, desenvolvidas a partir de produtos descartáveis. É a 2ª Mostra de Arte Eco, que reúne sete artistas da cidade, todos integrantes do projeto Jundiaí Feito à Mão, desenvolvido pela Diretoria de Turismo, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo. E faz parte, também, da programação em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

LEIA TAMBÉM
Limpeza do rio Jundiaí Mirim mobiliza 150 pessoas

Para os artesãos, tudo é reaproveitável. Assim, não é surpresa que simples caixinhas de leite se transformem em objetos decorativos ou caixas funcionais. Ou, então, vidros de pimenta que voltam à ativa em forma de frascos de aromatizantes.

Tylce e sua arte: vidros de pimenta no lixo, nunca mais

Tylce e sua arte: vidros de pimenta no lixo, nunca mais

No estande da artesã Tylce Andreotti, os potinhos de essência são apenas um exemplo de como a criatividade pode levar longe. Milton Fujisawa, de outro estande, levou para a exposição seus porta-bijuterias feitos com páginas de revistas, que são transformadas, primeiro em canudinhos, e depois em belíssimas peças.

Como bom representante da colônia japonesa, ele mostra talento também na arte do origami, que igualmente utiliza papéis.

Jundiaí Feito à Mão
Mia, da Mia Vovó Arte, não se cansa de agradecer ao projeto pelo sucesso que sua carreira como artesã tem feito. “Estávamos esquecidos e, de repente, vi minha vida mudar, pois estou produzindo muito e vendendo mais”, confessa ela, que exibe com orgulho os enfeites confeccionados com CDs, dentre outros produtos que nascem de tudo aquilo que, para muitas pessoas, o destino seria o lixo.

Outro que vê resultados é Ney Nanzi, que cria esculturas com garrafas pet. Sua arte chama a atenção nas exposições, pela riqueza de detalhes. Para ele, com o Jundiaí Feito à Mão as oportunidades de mostrar a arte e tirar dela o sustento se ampliaram. “Só no ano passado, participei de 21 eventos”, lembra.

Assim como Ney, Flávio Leone também tem uma história de sucesso com a arte. Seus entalhes em madeira remetem ao aprendizado que teve com o avô, Antonio Leone, que tinha no neto um auxiliar e tanto na carpintaria. “Eu o ajudava nas horas vagas e acabei aprendendo tudo o que sei hoje”, diz, orgulhoso.

Aqui, revistas velhas se transformam em belas caixinhas

Aqui, revistas velhas se transformam em belas caixinhas

E haja orgulho, pois, nesta exposição, ele terá a oportunidade de ficar conhecido também fora do País. Therezinha Pellicciari, que passou pelo Paço pela manhã, gostou tanto dos trabalhos de Leone que adquiriu algumas peças para levar para a neta, que mora na Inglaterra.

Objetivos cumpridos
A diretora de Turismo, Marcela Moro, acompanhou a abertura da exposição e disse que os objetivos do projeto Jundiaí Feito à Mão estão sendo atingidos. Desde maio do ano passado, com a identificação e o cadastro dos artesãos da cidade, já são 180 em plena atividade, participando de eventos não só em Jundiaí como em outros municípios.

“Nesta exposição, em especial, convidamos aqueles que trabalham com materiais reciclados, em função da Semana do Meio Ambiente, e parece que a população está gostando muito”, diz. Marcela informou ainda que os artesãos estão tendo a oportunidade de mostrar os seus produtos também nas feiras livres e varejões noturnos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/02/2a-mostra-de-arte-eco-e-aberta-no-paco-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original