Feirantes: Parceria entre Prefeitura e Ipem garante aferição de balanças

Publicada em 10/11/2014 às 15:19

A Prefeitura de Jundiaí e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado (IPEM-SP) iniciaram nesta segunda-feira (10) uma nova edição da parceria de aferição de balanças para os feirantes da cidade. A ação evita que os profissionais tenham de se deslocar para outras cidades e reforça a garantia de pesagem para o consumidor que utiliza o sistema de abastecimento público – composto por feiras e varejões.

O trabalho é feito no Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari, no Anhangabaú, das 9h às 11h30 e das 13h às 15h, e segue nnesta terça-feira (11) e nos dias 17, 18, 24 e 25 de novembro. O acesso pode ser feito pelo portão lateral da rua Comandante Videlmo Munhoz.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí entra no ritmo preparatório da Festa da Uva 2015
Próxima edição da ‘Sexta no Centro’ mistura samba e rock

Técnicos do IPEM recebem balanças dos feirantes neste mês

Técnicos do IPEM recebem balanças dos feirantes neste mês

De acordo com o feirante Paulo Masatosha Akaki, 78 anos, a aferição é muito importante para evitar dores de cabeça. “Tenho uma balança digital que já tem uns 15 anos. Se cuidar direitinho, elas duram bastante”, afirmou.

Herdeiro de profissão dos pais, ele lembra que antigamente as balanças eram no estilo chamado “varão”. “A gente tinha que ir compensando os pesos de um lado até deixar o varão alinhado. Hoje é muito mais fácil”, diz ele, que trabalha nas feiras do Centro, da Vila Progresso, do Vianelo e da Vila Arens.

Os técnicos de metrologia do IPEM que recebem os feirantes no trabalho em Jundiaí são Ricardo Rueda e Aidan Bento. Eles destacam que não se trata de uma fiscalização.

“São os feirantes que estão trazendo as balanças. Nosso trabalho é certificar aquelas em ordem e orientar o ajuste nas que estiverem com desvios no padrão oficial do quilograma. Isso vai evitar problemas com fiscalização”, explica Rueda.

Paulo Akaki: "Qualidade e segurança para o consumidor"

Paulo Akaki: “Qualidade e segurança para o consumidor”

Legislação
O uso do sistema decimal de pesagem passou a abranger todos os produtos das seculares feiras de rua quando até mesmo a banana, antes vendida por dúzia, foi colocada nesse sistema por lei estadual promulgada em 2008.

Para Paulo Akaki, com décadas de experiência no ramo, o trabalho apenas aumenta a confiabilidade desse sistema municipal de abastecimento que hoje conta com 65 pontos na cidade (incluindo todos os tipos de bancas). “As pessoas sabem que nossos legumes, verduras e frutas são bem frescos e em conta”, afirma.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida

Acompanhe a reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/10/feirantes-parceria-entre-prefeitura-e-ipem-garante-afericao-de-balancas/