Prefeitura autoriza Cáritas a usar capela patrimônio da Argos

Publicada em 12/12/2014 às 17:35

A Prefeitura de Jundiaí cedeu para a Cáritas Diocesana a capela que integra o patrimônio histórico do Complexo Argos, instalada dentro do prédio da Emeb Professor Lírio de Almeida. O termo de permissão de uso foi assinado na tarde da última quinta-feira (11) pelo Secretário de Educação e vice-prefeito, Durval Orlato, e pelo diretor-presidente da Cáritas, diácono Francisco Arantes.

“Além da capela, foi autorizado o uso de uma área anexa, com entrada independente da escola. Historicamente, esse espaço era utilizado pelas irmãs que cuidavam da creche da Argos para trabalhos sociais. Agora, quase 30 anos depois, permitimos o uso da capela e desse salão para que, novamente, sejam contemplados com atividades voltadas para a comunidade”, explicou o secretário.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí comemora seus 359 anos neste domingo (14)
Prefeitura de Jundiaí estreia novo site nesta sexta (12)

Representantes assinaram documento que permite uso da capela por dois anos

Representantes assinaram documento que permite uso da capela por dois anos

Segundo o diácono Arantes, em um primeiro momento, o salão atenderá as ações realizadas pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição junto às famílias da comunidade. “Esse espaço é extremamente importante para nós. Vamos transferir para cá o trabalho de orientação que é feito por psicólogos, as reuniões da terceira idade e serviços prestados, por exemplo, para os jovens. Nossa intenção também é resgatar o que essa capela representa para os moradores da região. Vamos revitalizar esse ambiente”, comentou.

Espaço atenderá as ações da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Espaço atenderá as ações da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

História
A capela nasceu junto com a creche da antiga fábrica Argos. As obras foram iniciadas em 1943 e concluídas em 1945. O local tem pé direito de cerca de nove metros de altura e é dedicado a Santo Estevão. O altar é todo composto de mármore carrara com detalhes coloridos e o piso tem pintura artesanal.

Nas paredes também há afrescos datados de 1945, que foram restaurados em julho de 1959. Em 1989, o espaço, junto com os demais prédios do Complexo Argos, foram adquiridos pela administração municipal e tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

A permissão de uso foi concedida por dois anos, podendo ser prorrogada.

Roberta de Sá
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/12/prefeitura-autoriza-caritas-a-usar-capela-patrimonio-da-argos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original