Estudo mostra que Serra abrigaria até 2 mil macacos Sauá

Publicada em 06/03/2015 às 17:05

Duas pesquisadoras de biologia dedicadas ao estudo do macaco Sauá (Callicebus nigrifons) estimam que apenas em Jundiaí possam existir até 2 mil exemplares dessa espécie de primatas conhecidos pela comunicação num formato parecido com o assobio.

A estimativa foi feita a pedido da Prefeitura de Jundiaí pelas pesquisadoras Carla Gestich e Christini Caselli, que já publicaram diversos artigos internacionais sobre as análises, feitas principalmente na Reserva Biológica Municipal (Rebio). Ambas trabalharam entre 2006 e 2009 com um casal da espécie e, depois, entre 2008 e 2011 com um grupo com até seis indivíduos. Nos dois casos foi necessário habituá-los com essa presença. “O processo foi necessário para que eles aceitassem que nós os acompanhássemos sem que o comportamento fosse alterado”, lembrou Carla.

MAIS
GM realiza curso de fiscalização ambiental para a região
Serra do Japi ganha fundação nos 32 anos de tombamento

Um macaco da espécie registrado pelo monitor Osmar Francisco

Um macaco da espécie registrado pelo monitor Osmar Francisco

Em outras palavras, as pesquisadoras acompanhavam os animais desde o momento em que deixavam a árvore-de-dormir (ao amanhecer), ou eram encontrados, até retornarem à mesma árvore, ou serem perdidos. Geralmente era preciso entrar na mata antes do sol nascer para aguardar o horário de saída das árvores-de-dormir e garantir mais um dia de trabalho.

O cálculo leva em conta a presença em toda a extensão da serra e a constatação de que um grupo de seis indivíduos pode usar uma área equivalente a 280 mil m² – resultando em uma densidade de 21 indivíduos por quilômetro quadrado.

Quintal invisível
Um dos motivos da estimativa populacional é de que os Sauás são seres bastante territoriais, buscando o que pode ser chamado de área de vida. Eles se organizam socialmente em grupos familiares, formados por um casal e até quatro filhotes. Possuem áreas de vida bem definida, que são defendidas de forma muita ativa quando contam com recursos valiosos como árvores frutíferas.

A vocalização é o principal meio de anunciar a presença e posse das áreas, mas em encontros com grupos vizinhos pode haver ameaças de corpo arqueado e pelos eriçados, além de perseguições e brigas (estas, como último recurso).

Eles também possuem até cenas de brincadeira com outros primatas da serra como o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita), mas também há casos de expulsão de saguis e até de aves como os jacus das árvores em que se alimentam. Não houve registro de conflitos com bugios, mesmo porque essa espécie é mais rara na Serra do Japi e mais comum nas áreas rurais do outro lado da mancha urbana de Jundiaí.

Os Sauás são bastante comunicativos, utilizando vocalizações mais discretas e baixas (dentre elas os assobios). A observação do uso no comportamento, aspecto chamado de etologia, pode ser comparada com o aprendizado de um idioma desconhecido.

Destruição limitada
O motivo dos Sauás viverem na área da Serra do Japi e estarem menos presentes em outras regiões é a necessidade dos ambientes florestais. “Mas também são vistos em fragmentos florestais bastante alterados, embora não saibamos o grau de antropização que limitaria a ocorrência”, observam Carla e Christini.

Um dos motivos é que são realmente tímidos e ariscos, evitando sempre que possível o encontro com seres humanos. Outro é que ambientes alterados podem expor condições como temperaturas mais altas ou ventos mais fortes, além da vulnerabilidade a predadores e caçadores.

Mas o maior motivo da inexistência de sauás em ambientes muito alterados é a falta de recursos para sobrevivência, como alimentos e árvores adequadas para uso como dormitório.

Os macacos Sauás formam apenas uma das centenas de espécies de animais e vegetais existentes na Serra do Japi, como um refúgio de mata atlântica no Estado de São Paulo – considerado de alta prioridade nos levantamentos estaduais e federais de meio ambiente.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/06/estudo-mostra-que-serra-do-japi-abrigaria-ate-2-mil-macacos-saua/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original