Prefeitura divulga concurso nacional de redação

Publicada em 16/01/2013 às 10:44

Com o intuito valorizar as experiências vividas no cotidiano, conquistas e dificuldades das mulheres negras, está aberto até o dia 25 de janeiro, as inscrições para o concurso de redações e ensaios para o prêmio “Mulheres negras contam sua história”. A ação é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres e vai premiar as cinco melhores redações com R$ 5 mil. E outras cinco na categoria “Ensaio” receberão R$ 10 mil.

Leia também
Museu da Companhia Paulista terá recuperação de telhado

Vanderlei Victorino e Mônica Barranqueiros unidos na divulgação

Vanderlei Victorino e Mônica Barranqueiros unidos na divulgação

Em Jundiaí, o concurso tem apoio das Coordenadorias da Igualdade Racial e da Mulher. “Esta é uma ação que irá valorizar as histórias destas mulheres que sofrem tanto para conquistar seus direitos. Tenho certeza que receberemos ótimas histórias das mulheres negras jundiaienses”, afirma Mônica Barranqueiros.

Para Vanderlei Victorino, o prêmio, inédito no país, irá resgatar a ancestralidade e mostrar toda a violência sofrida pelas mulheres. “A cada 10 casas no Brasil, três são chefiadas por mulheres.

Elas são responsáveis por cuidar dos filhos e levar dinheiro para casa. É uma batalha ainda maior para as que vivem na periferia”, explica Vanderlei Victorino.

Segundo ele, a ideia é fazer uma ampla divulgação no dia da eleição da Corte da Alegria do Carnaval de Jundiaí. Na primeira ação em conjunto das duas coordenadorias, a divulgação também será feita nas redes sociais e nos bairros, através das associações de moradores.

O prêmio
Libertas da escravatura, as negras foram amas de leite, lavadeiras, lutadoras nas revoltas contra a escravidão e a opressão racista. Estiveram na labuta das plantações canavieiras e posteriormente do café, nas alcovas e cozinhas das casas grandes.

Hoje, anonimamente, resistem, combatem a discriminação e estão presentes no rosto do povo pobre que habita este país, mas esquecidas pelos livros que contam a história do povo brasileiro.

O prêmio tem como objetivo estimular a inclusão social das mulheres negras por meio do fortalecimento da reflexão sobre as desigualdades vividas pelas mulheres negras no seu cotidiano, no mundo do trabalho, relações familiares, violência e na superação do racismo.

Todas as histórias devem ser enviadas para o email: premiomulheresnegras@spmulheres.gov.br. A divulgação dos resultados ocorrerá no portal: www.spmulheres.gov.br.

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/01/16/prefeitura-divulga-concurso-nacional-de-redacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original