Ações da Prefeitura colaboram com a segurança

Publicada em 03/12/2014 às 14:05

Ações da Prefeitura de Jundiaí foram apresentadas na reunião desta quarta-feira (3) do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O encontro, realizado na Sala de Situação do Paço Municipal, apontou várias ações executadas por determinação do prefeito Pedro Bigardi para melhoria da segurança da população. Revitalização de áreas públicas, melhorias na iluminação e o trabalho em diversos bairros têm surtido efeitos positivos no município desde 2013.

“A integração de todas as forças policiais, como GM, PM, Civil, Bombeiros somadas à Defesa Civil tem como objetivo garantir a segurança de toda cidade. Estamos à disposição neste trabalho em conjunto no intuito de cuidar da população”, disse o prefeito Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
Eventos movimentam a economia da cidade
Jundiaí inicia o grande Natal Encantado 2014
Prefeitura reabre visita às trilhas da Serra do Japi

Ações foram apresentadas durante a reunião do GGIM

Ações foram apresentadas durante a reunião do GGIM

Durante as primeiras reuniões do GGIM, no início do ano passado, a Polícia Militar apresentou diversos dados relacionados à criminalidade, destacando ações que há muito tempo não eram realizadas pelo poder público e que interferem diretamente na segurança da cidade: terrenos abandonados, iluminação precária e veículos abandonados, entre outros. Após isso, as secretarias responsáveis se mobilizaram.

Uma apresentação feita pelo diretor de Comunicação Social da Prefeitura, Emerson Leite, mostrou que 26 espaços públicos antes abandonados e degradados passaram por revitalização, graças ao trabalho da Secretaria de Serviços Públicos. Áreas antes inseguras agora são pontos de encontro de famílias nos bairros. “Agora esses locais contam com quadras, parques para as crianças, paisagismo, academias ao ar livre”, explicou. Entre os bairros contemplados estão Almerinda Chaves, Parque Centenário, Morada das Vinhas e Jardim Copacabana.

Além disso, a pasta realizou manutenção e revitalização de iluminação pública em vários pontos da cidade, como o Centro e o Jardim São Camilo. “Medidas assim levam mais segurança aos bairros”, comentou o diretor. Também foram realizadas limpezas em vários locais por meio do programa Bairro Limpo. “Foram removidas 839 toneladas de entulho em toda a cidade.” Ação em parceria com a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) também possibilitou a poda de árvores.

Por meio da Secretaria de Transportes, foram removidos das ruas de janeiro a outubro mais de 200 veículos abandonados nas ruas.

As medidas foram elogiadas por representantes das forças policias. “Estou muito satisfeito. Garanto que não vi, em nenhuma cidade pela qual passei, esse interesse vindo do poder público para solucionar essas questões”, comentou o delegado Luiz Carlos Duarte, responsável pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG).

Assim como ele, o coordenador operacional e comandante da Força Tática do 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), Roberto Borges, também parabenizou a Prefeitura. “Tenho 20 anos de polícia, já trabalhei em inúmeros municípios. Essa é a primeira vez que vejo um discurso virar prática.”

Atividades
Ainda na apresentação, foi possível ver que a Secretaria de Cultura levou para os bairros da cidade, por meio da Diretoria de Ação Comunitária, atividades culturais para todos os gostos. “Bairros como Vista Alegre, São Camilo e Morada das Vinhas receberam atividades, levando entretenimento para crianças, jovens e adultos. Além disso, a população não precisou ir até outros locais para ter acesso a esse trabalho.”

O diretor Emerson Leite frisou ainda que a Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, deu vida ao Centro no período noturno, com a “Sexta no Centro”. Gastronomia, música e artesanato levaram à região que não contava com vida noturna mais diversão, reduzindo os índices de criminalidade naquela região.

A Secretaria de Esportes e Lazer, por meio dos programas Caravana da Alegria, Torcendo por Jundiaí e Arena Cross, conseguiu atender crianças e jovens do município. Houve ainda a inauguração da pista de bicicross na Vila Hortolândia. E a Coordenadoria da Juventude atuou com ações importantes, como a Parada da Juventude e a Semana do Hip Hop.

O secretário da Casa Civil, José Carlos Pires, destacou que os dados foram reunidos para mostrar que a Prefeitura está preocupada com a segurança e já tem realizado ações importantes, que têm surtido efeito. “Estamos melhorando a cidade, com muitas ações, sem esquecer de dar atenção aos nossos jovens, para que eles sigam no caminho correto.”

O que é
Este foi o último encontro do ano realizado pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal. O GGIM teve início no âmbito do Plano Nacional de Segurança Pública e o principal objetivo é ser um espaço de interlocução permanente entre as instituições do sistema de Justiça criminal e de promoção da segurança pública, no âmbito local, visando a redução da violência na cidade.

A coordenação-geral é do prefeito Pedro Bigardi e a coordenadoria-executiva fica a cargo de Thiers Marques. O Gabinete é formado por representantes do Poder Executivo e Legislativo municipal, das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, do Ministério da Justiça e da Secretaria de Estado de Educação.

Luana Dias
Fotos: Alessandro Rosman e Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/03/acoes-da-prefeitura-de-jundiai-colaboram-para-melhoria-da-seguranca/