Rede Socioassistencial do Novo Horizonte apresenta sugestões para o Plano de Bairro

Publicada em 18/03/2021 às 18:32

Em continuidade à escuta para entender como os moradores do Novo Horizonte gostariam de ver o bairro onde residem, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) participou, na manhã desta quinta-feira (18), da segunda reunião da Rede Socioassistencial do bairro para discussão sobre o Plano.

A primeira aconteceu no dia 18 de fevereiro, quando a diretora do Departamento de Urbanismo da UGPUMA, Sylvia Angelini, apresentou os resultados preliminares do processo de escuta realizado com alunos e pais das escolas do ensino municipal da região, e convidou os membros da Rede a apresentarem suas considerações e demandas para o bairro.

Segundo Sylvia, o Plano de Bairro tem como objetivo não apenas definir os projetos prioritários para a região, mas também articular a melhor maneira de viabilizá-los. “Seja por meio da atuação conjunta entre poder público, comunidade e iniciativa privada. Às vezes, soluções pontuais simples podem melhorar a qualidade de vida de todos, com mais rapidez”, lembra.

Na reunião de hoje, a articuladora da Rede Socioassistencial do Jardim Novo Horizonte, Maria Rosângela Moretti, explanou sobre o material elaborado pelo grupo. “A rede é um espaço não hierárquico e democrático de construção, estamos pensando nas propostas de forma coletiva e priorizando as principais demandas”, comenta. 

Dentre os pontos apresentados pela Rede estão a ampliação de áreas verdes e a ocupação embaixo das linhas de transmissão de energia com paisagismo; a solução para eventuais inundações em pontos do território; e a ampliação de ciclovias ou ciclofaixas. “Como o bairro é plano, muitos moradores utilizam a bicicleta como meio de deslocamento”, aponta Maria Rosângela.

imagem mostra reunião virtual, com tela dividida em mosaico com diversos participantes
Rede socioassistencial reuniu as demandas encaminhadas pela comunidade

Ainda foram citados temas como melhoria do transporte coletivo, ampliação das vagas em escolas, cursos profissionalizantes gratuitos, ampliação da oferta de habitação popular.

Os primeiros dados do Plano de Bairro apontam que 40% das crianças vão a pé para a escola e, entre os 60% que não vão caminhando, 1/3 dos pais gostariam que os filhos pudessem ir a pé com outras crianças ou adultos, desde que tivessem melhores condições para isso, como calçadas seguras e mais sombreamento. Cerca de 51% das crianças pedem árvores, jardins e flores.

Com relação ao lazer, 40% solicitam mais parquinhos e 20% pedem melhorias na mobilidade urbana. “Já iniciamos, em parceria com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, um projeto para plantio de árvores nas calçadas e, com a Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, um programa para criação de hortas urbanas em espaços públicos. A requalificação das áreas livres no entorno das escolas também servirá de apoio ao programa de desemparedamento das crianças realizado pela Unidade de Educação, no contexto da política da criança na cidade”, informou a diretora. 

O documento final com as sugestões da Rede Socioassistencial será entregue nos próximos dias. “Vamos avaliar cada uma das demandas apontadas com as respectivas Unidades de Gestão e responder quais poderão ser realizadas, com qual prioridade e em que prazo, considerando também a disponibilidade orçamentária do município”, afirma Sylvia.

Plano de Bairro

O Plano é um instrumento do Sistema Municipal de Planejamento e Gestão Territorial, instituído no art. 7º do Plano Diretor do Município – Lei nº 9.321/2019, em conjunto com o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, a Lei Orçamentária Anual – LOA, o Código de Obras e Edificações, entre outros.

O documento registra desejos, oportunidades e ações para melhorar a qualidade de vida dos munícipes conta com a participação dos moradores. A população do território do Novo Horizonte ainda pode participar e dar suas contribuições e sugestões, até 31 de março, por meio do e-mail urbanismo@jundiai.sp.gov.br.

O estudo será um diagnóstico do bairro a partir do olhar das crianças e seus cuidadores, para a criação de espaços mais seguros, saudáveis e amigáveis para todos.

A partir do processo de escuta e do diagnóstico técnica, a equipe envolvida no trabalho irá definir as diretrizes e ações que poderão ser implantadas ao longo dos próximos anos, de acordo com a disponibilidade financeira do município e com a ordem de prioridade que for definida.

A escolha da região do Jardim Novo Horizonte para ser o primeiro a ter o Plano de Bairro foi em virtude da alta densidade populacional, presença de áreas ainda sem ocupação e importantes remanescentes de vegetação.

O Plano Diretor prevê o desenvolvimento de um Plano de Bairro a cada ano. A previsão é que o que está em desenvolvimento atualmente seja concluído no 1 º semestre deste ano.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/03/18/rede-socioassistencial-do-novo-horizonte-apresenta-sugestoes-para-o-plano-de-bairro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original