Gestantes e puérperas com comorbidades recebem primeira dose contra COVID-19

Publicada em 21/05/2021 às 15:59

Poliana Silva Oliveira, 34 anos, moradora no Caxambu, teve a segunda filha há 34 dias. Puérpera, tomou a vacina por conviver com várias comorbidades como lúpus, síndrome de joubert, diabetes e precisou tomar injeções anticoagulantes ao longo da gestação inteira. “Hoje, tomar essa vacina, é uma vitória. Eu recebi picadas de agulhas diariamente, ao longo das 38 semanas de gestação, que foi difícil e complicada, não somente pelas minhas doenças, mas pela pandemia do Novo Coronavírus. Sinto esperança e paz para poder cuidar da minha família e da minha filha, que tem um probleminha no coração”, comenta a dona de casa que recebeu a primeira dose de vacina Coronavac, contra a COVID-19, na manhã desta sexta-feira (21), no Ambulatório de Saúde da Mulher, localizado no complexo do Hospital Universitário (HU).

Marina Marchi, grávida de 23 semanas, é hipertensa. “A vacina acalma o coração. As gestantes que possuem comorbidades devem fazer o agendamento para a vacina. É uma picadinha que não dói nada, mas que dá um grande alívio”, comenta a moça, logo após receber a primeira dose da vacina.

Poliana tomou a primeira dose contra COVID-19; gestação difícil resultou em complicações para ela e para a bebê

A aplicação para as gestantes e puérperas com comorbidades e idades acima de 18 anos terá continuidade neste sábado (22), em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Prefeitura de Jundiaí, mediante agendamento disponível no site e no APP Jundiaí. Ainda existem vagas em aberto. Para registrar, basta acessar os canais e registrar os dados solicitados. No dia da aplicação, não esquecer de levar a documentação necessária:

Aplicação da dose contra COVID-19 será feita em UBSs, neste sábado (22); agendamento está aberto no site da Prefeitura e no APP Jundiaí

Para gestantes com comorbidades: apresentar no momento da vacinação comprovante do estado gestacional (ex. carteira de acompanhamento da gestante / pré-natal, laudo médico), comprovação de residência em Jundiaí e relatório médico com CID ou descrição da doença ou receita com medicação específica para a comorbidade.

Para puérperas com comorbidades: apresentar no momento da vacinação comprovante da fase de puerpério (ex. declaração de nascimento da criança, certidão de nascimento), comprovação de residência em Jundiaí e relatório médico com CID ou descrição da doença ou receita com medicação específica para a comorbidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/21/gestantes-e-puerperas-com-comorbidades-recebem-primeira-dose-contra-covid-19/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original